adsterra

domingo, 2 de janeiro de 2022

Veja aqui como fazer um Plano de Negócios:

Um plano de negócios é fundamental para qualquer tipo e tamanho de empresa. Neste post te ensinamos a criar um

Você que é empreendedor sabe melhor do que ninguém que para um negócio ter sucesso é preciso ter muita organização. Os seus objetivos, plano de ação e próximos passos não podem ficar só na sua cabeça: para serem concretizados, é preciso tê-los documentados. E é para isso que serve um Plano de Negócios.

 

O Plano de Negócios é o documento que vai mostrar a viabilidade da sua empresa sob todos os pontos de vista. Nele você vai descrever os objetivos e próximos passos estratégicos, operacionais, financeiros e comerciais. Resumidamente, é como se esse documento fosse um mapa que mostra o caminho a ser percorrido até onde você quer chegar, prevendo todos os desafios da jornada.

 

Porém, ao contrário do que você pode estar pensando, um Plano de Negócios não deve ser escrito com base em achismos. Ele é um documento sério, e portanto deve ser criado a partir de pesquisas e análises de mercado. Afinal, ele só será útil se tiver um bom embasamento.

 

A seguir compartilhamos as principais dicas para construir um Plano de Negócios eficiente. Acompanhe! 

6 passos para criar um Plano de Negócios sólido

1. Comece fazendo um raio-x da sua empresa

Antes de mais nada, você precisa conhecer a estrutura do seu negócio. Mas como fazer isso? Com a boa e velha definição de missão, visão e valores de marca. O Plano de Negócios é um documento que pode até mesmo ser usado para captar investimentos, então comece sua criação com essa apresentação e raio-x da empresa para que outras pessoas se situem no cenário.

 

Você precisa entender a razão da sua empresa existir, ter uma visão de onde quer chegar e do modo como vai operar. Para tanto, você vai inevitavelmente precisar fazer uma análise de mercado e estudar os seus concorrentes também. Estude o que outros negócios do segmento já estão fazendo para encontrar a sua diferenciação.

2. Faça uma previsão orçamentária para custos e receita

Todo negócio precisa de investimento para sair do papel, então essa é uma etapa extremamente importante. Após entender o cenário atual e onde quer chegar, é hora de estimar todos os seus custos e possibilidades de ganho. Não esqueça de considerar todos os custos: produção, mão-de-obra, matéria-prima, custos fixos, logística, marketing, etc. Todo gasto financeiro deve ser ponderado.

 

No Plano de Negócios também é importante constar uma previsão para cobertura do investimento, isso é, em quanto tempo você vai pagar seu investimento inicial e começar a ter lucro. Tudo isso é importante para a saúde financeira da empresa.

3. Desenhe sua estratégia de negócios

Além de analisar seus concorrentes, é preciso analisar o seu público e seus hábitos de consumo. Entenda qual será a frequência de compra, os canais de venda, e o que você pode oferecer (produtos secundários) para aumentar o público interessado no que você vende. 

 

Analise qual será sua competitividade diante do mercado e escolha uma estratégia de precificação adequada.

4. Crie um planejamento de marketing

Todo empreendedor quer vender, mas para a venda acontecer um trabalho de marketing prévio é importantíssimo. Dê a devida atenção à essa fase, analise o seu orçamento e defina os canais que você vai atuar (como ecommerce, redes sociais, eventos, feiras, etc). 

 

Para cada canal, você terá que definir um planejamento de campanha e divulgação. Especialmente se a sua empresa for nova no mercado, é preciso gerar um buzz antes do lançamento das vendas, e isso é trabalho do marketing.

 

Ah, e atenção: marketing é diferente de design. O marketing irá cuidar da definição estratégica, mas com certeza precisará do apoio de designers para criar campanhas, produzir conteúdo, etc. Portanto, não esqueça de detalhar esse trabalho no Plano de Negócios também. O ideal é o planejamento estratégico e operacional andarem lado a lado.

5. Estipule metas e métricas

Após uma boa pesquisa de mercado você terá maior compreensão sobre o seu segmento de atuação. Isso te ajudará a enxergar a construção de negócio de forma mais realista, o que é fundamental para a definição de metas e objetivos. Lembre que as metas devem ser desafiadoras, porém possíveis de serem atingidas dentro da sua realidade.

 

Mas que tipos de metas são essas? Todas as metas possíveis! Meta de faturamento, de quantidade de vendas, de lucro.. Tudo, inclusive objetivos de comunicação (como se tornar referência no seu nicho, por exemplo) deve ser incluído no plano pois é a partir dessas definições que você vai saber se está mais perto ou longe da onde quer chegar.

 

Depois de pensar em todos os objetivos estratégicos, é preciso também definir as métricas. Essas são indicadores de desempenho que mostram, em números, se os objetivos estão sendo alcançados ou não. 

6. Mantenha o Plano de Negócios vivo

O Plano de Negócios não é um documento estático, ele deve ser revisitado com frequência para que ajustes possam ser feitos (caso necessário). Portanto, conforme for realizando as atividades descritas no plano, volte, analise e entenda se a empresa está caminhando no rumo previsto. Um Plano de Negócios verdadeiramente eficiente é aquele que se mantém vivo.


Fonte


Me siga no Instagram: Link

Fale no whatsapp com Ismael Colosi clicando neste link: Link

Grupo Whatsapp de divulgação de vagas de emprego: Link

 

Ismael Colosi: conheça a verdade