Justiça eleitoral abre cadastro de mesários voluntários para Eleições 2022
Quem pretende prestar concurso público pode ter desempate em seu favor, caso tenha sido mesário. A realização das Eleições 2022 será apenas em outubro
A realização das Eleições 2022 será apenas em outubro, mas o trabalho da Justiça Eleitoral começa muito antes do que se imagina. Uma das questões que o órgão costuma escalar com antecedência são os mesários voluntários. Temida por muita gente, a função costuma ser de bastante orgulho pela contribuição à democracia brasileira.
Para este ano, a Justiça Eleitoral já abriu o cadastro para realização das inscrições de pessoas interessadas em ser mesário voluntário. O trabalho não é remunerado, mas os participantes recebem auxílio-alimentação no primeiro turno e, caso haja, no segundo turno também. Além disso, a função também proporciona alguns benefícios como:
Dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;
Dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral;
certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral.
Quem pretende prestar concurso público, também pode ter desempate em seu favor, caso tenha sido mesário. Já o universitário que participa, recebe 30 horas de crédito na grade extracurricular.
Veja como realizar o cadastro para ser mesário nas Eleições 2022
Antes de fazer o cadastro é importante saber o que faz o mesário, certo? Os colaboradores atuam no recebimento da urna eletrônica na seção eleitoral até a devolução ao cartório. Além disso, também orienta os eleitores na seção, organiza as filas, confere os títulos e documentos de identificação e também resolve dúvidas no procedimento da votação.
Para realizar o cadastro de mesário voluntário é necessário acessar o Portal da Justiça Eleitoral e fazer a inscrição nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado.
O cadastro também pode ser feito pelo e-Título.
Para ser mesário é preciso ser maior de 18 anos e estar em situação regular junto à Justiça Eleitoral.