O curso, totalmente gratuito, está sendo oferecido para todo o Estado de São Paulo, a fim de promover a inclusão das pessoas com deficiência
O Governo SP, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), abre inscrições para o curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no formato educação a distância (EaD).
O curso, totalmente gratuito, está sendo oferecido para todo o Estado de São Paulo, a fim de promover a inclusão das pessoas com deficiência.
Ao todo, são 4 mil vagas que visam ampliar a autonomia do público com deficiência, o conteúdo tem o objetivo de capacitar o usuário para a comunicação por meio da Libras, a fim de incluir as pessoas com deficiência auditiva que utilizam essa língua para a comunicação.
De acordo com o Governo SP, os alunos matriculados poderão acessar os conteúdos e aulas ministrados por professores surdos com formação específica na área e, ao final do curso, com a aprovação das atividades avaliativas poderão receber o certificado de conclusão.
A carga horária total é de 40 horas, divididas em 30 horas de aulas ao vivo, através de plataforma de videoconferência, e 10 horas de atividades extras desenvolvidas ao longo do curso.
As aulas ao vivo acontecem em 3 diferentes possibilidades: segundas, quartas e sextas-feiras, no período noturno; terças e quintas-feiras, no período noturno; ou ainda aos sábados, no período diurno.
Pessoas com e sem deficiência, acima dos 18 anos, podem registrar seu interesse no curso.
Como se inscrever no curso básico de Libras
As inscrições para o curso básico de Libras devem ser efetuadas por meio do formulário disponível aqui.
Atualmente, vivem quase 500 mil pessoas com deficiência auditiva no Estado de São Paulo, de acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na atual gestão, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência abriu mais de 200 turmas do Curso de Libras com mais de 25 mil alunos inscritos.