Mercado da moda: 12 Ideias de negócios para montar
Embora ainda enfrentemos a preocupante crise financeira, a verdade é que o mercado da moda pouco sente seus impactos, independentemente do tipo de negócio.
Pelo contrário, conforme as pessoas passaram mais tempo em casa, maior se tornou o interesse no mercado. Por conta disso, mais pessoas pensam em formas de empreender nesse segmento que mostra apenas crescimento e ganhos.
Então, se você faz parte do grupo de pessoas buscando se firmar com a venda de roupas, aproveite cada uma das dicas incríveis que separei hoje. Vamos lá!
O que você precisa saber sobre o mercado da moda antes de investir
Se fosse ver bem mesmo, nem precisaríamos falar muito sobre os números da moda. Isso porque é um segmento que fatura apenas R$230 bilhões todo ano.
Para se ter uma ideia, empresas responsáveis pela entrega dos pedidos feitos no e-commerce brasileiro, observaram um aumento de 50 mil entregas em abril de 2020, para 100 mil entregas no mês de maio do mesmo ano.
Dentre os segmentos que mostraram maior relevância no faturamento, estão:
Roupas Fast Fashion (moda rápida).
Relógios e joias.
Itens de beleza.
Produtos de cuidado pessoal.
E antes que você saia por aí alugando espaços para montar uma loja, ou quem sabe procurando fornecedores de acessórios, é fundamental compreender que o consumo mudou muito nos últimos meses.
Nesse cenário, estou falando da importância do e-commerce (loja virtual) para a revenda de roupas, bijuterias, acessórios, sapatos e calçados, entre outros.
Atualmente é possível afirmar que a falta de presença no universo digital é um fator determinante que coloca qualquer negócio em perigo, inclusive o seu.
Sendo assim, você precisa estruturar digitalmente seu negócio antes mesmo de pensar em qual tipo de negócio montar.
12 ideias criativas para negócios no mercado da moda + dica extra imperdível
Antes de mais nada, gostaria de evidenciar os principais produtos de moda mais vendidos pela internet, seguindo em ordem crescente de relevância:
Vestuário continua sendo o foco principal das vendas.
Os calçados vêm logo atrás, suprindo diferentes estilos e preferências.
Nicho de acessórios, especialmente ao público feminino, tem voltado sua atenção aos produtos artesanais.
Produtos e itens focados na moda fitness.
Por incrível que pareça, o quinto lugar pertence aos cosméticos.
A partir daí se torna mais evidente qual rumo tomar quando falamos em negócio de moda para montar, vamos às ideias principais!
6 ideias para atuar no nicho de vestuário
Dentre os segmentos da moda, o vestuário talvez seja o mais relevante em termos de faturamento e diversificação. Aqui falamos de tudo que engloba as roupas para vender, então, as possibilidades são inesgotáveis, tais como:
Tradicional loja de roupas: geralmente num ponto físico, com vitrines atrativas e diversidade de produtos em diferentes modas e estilos, costuma exigir investimentos maiores com contratação e aluguel.
Modelo de negócio digital: aqui você irá comercializar seus produtos apenas através da loja virtual ou redes sociais, ou seja, não dispõe de ponto físico, pode ser a melhor alternativa para iniciar o negócio.
Atuação em plataformas e marketplaces: venda de roupas em plataformas e aplicativos como o Enjoei, Trokaí, Mercado Livre, Marketplace do Facebook, entre outros, investindo em divulgação.
Venda de roupas de porta em porta: ideia para quem não quer atuar digitalmente e prefere atender regiões específicas, como bairros e pequenas cidades, pode ser uma alternativa se planejado bem.
Brechó físico ou online: trabalhar com roupas “segunda mão” é tendência, seja através do tradicional brechó de roupas usadas, brechó virtual ou uma mistura dos dois, excelente e barata opção de negócio.
Revenda de roupas: seja revendendo marcas famosas, pequenas confecções ou fabricação própria, a revenda pode ser feita através de múltiplos pontos de contato com o cliente, do físico ao digital
Todos conhecemos os modelos de negócio de roupas, mas gostaria de destacar o brechó. Quando o brechó é criativo e estruturado, atende a uma tendência que tem feito sucesso entre os clientes, pois geralmente oferece roupas mais em conta!
Monte um negócio sólido de calçados
Quando falamos no mercado de calçados em geral, não há muito para onde correr. Isso porque o modelo ideal de negócio é através de uma loja de sapatos.
Porém, a forma como você avalia a concorrência, planeja as etapas e executa o projeto é o caminho para o sucesso. Procure comercializar produtos que atendam todas as faixas etárias, preferências e tendências no segmento.
Além disso, o divisor de águas para um negócio de calçado depende exclusivamente da sua capacidade de adaptação ao mercado. Pensando nisso, separei dicas para fortalecer seu empreendimento:
Ao abrir um ponto físico, não deixe de levar a loja ao universo digital.
O segmento de calçados foi responsável por mais de 10% de todo o faturamento do e-commerce em 2021.
Atuando com loja virtual e nas redes sociais, tenha certeza de tirar fotos de sapatos de alta qualidade, mostrando detalhes e materiais.
Invista pesado na divulgação através de marketplaces e redes sociais, são o caminho para atingir o cliente ideal.
4 ideias para vender bem seus acessórios
Um segmento dominado pelas mulheres até então, mas que passa por transformação, é o de acessórios. A transformação vem no sentido de que o público masculino tem sido o grande responsável pela manutenção do setor.
Dito isso, se você considerava disponibilizar apenas itens femininos, talvez seja o momento para entrar no mercado focado na “moda mista”. Conheça algumas ideias para seu planejamento:
Investir com foco apenas nas bijuterias, reduzindo o valor de compra e aumentando o faturamento.
Entrar com tudo no mercado digital, com a venda de semijoias e acessórios masculinos (divulgação e marketing são exigências).
Identificar as melhores oportunidades em semijoias para revender, alavancando o reconhecimento da marca.
Montar uma vitrine digital, utilizando apenas as redes sociais como canal de vendas (ideia para baratear e colocar o negócio no mapa).
DICA EXTRA: avalie combinar acessórios em outros negócios, por exemplo, no brechó físico. A distribuição planejada do espaço possibilita criar espaços para atrair a atenção dos consumidores quanto aos acessórios disponíveis!
Acerte em cheio no público de moda fitness
Deixei a moda fitness separada por se tratar simplesmente do quarto nicho mais vendido no mercado da moda em 2021. Então, as oportunidades para consolidar públicos fiéis são grandes e você deve aproveitar.
Obviamente você pode incorporar esse público em sua loja de roupas. Porém, quando você torna o negócio exclusivo, é viável dedicar mais tempo em estratégias que alcancem o cliente com facilidade:
Inicialmente, procure revender roupas fitness em consignação.
Não “atire para todos os lados”, defina seu público-alvo e torne sua comunicação mais fácil de ser absorvida.
Trabalhe bem a sazonalidade, como no verão e fim de ano, onde as pessoas procuram esse tipo de roupas para academias e caminhadas.
Esteja constantemente estudando os produtos fitness mais vendidos.
Tenha uma linha de produtos que atenda diferentes necessidades, como cordas, halteres, faixas, tapetes etc.
DICA EXTRA: outra maneira de maximizar sua lucratividade é através da fabricação de roupas fitness, pois permite aliar mais qualidade e diversidade. Portanto, procure os melhores fornecedores de tecidos para roupas fitness.
Combine as estratégias para melhorar resultados
O cenário ideal para seu consumidor, seria encontrar tudo o que ele precisa no mercado da moda num único lugar. Assim, economiza tempo e compra de forma centralizada.
Contudo, na prática isso depende do formato do empreendimento. Dessa maneira, analise essa possibilidade, a fim de atender um público maior, mas sem correr riscos desnecessários.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para planejar e colocar cada uma em prática, sabendo que o mercado está a seu favor. Compartilhe as dicas para ajudar mais pessoas e até a próxima!