Onde vender pneus velhos para reciclagem?
Hoje eu vou te mostrar 6 opções de lugares onde vender pneus velhos para reciclagem. Esse é um produto que pode ser base para muitos outros e por isso é importante descartar da forma correta
Se o seu objetivo é ganhar dinheiro, preciso adiantar que é preciso ter uma quantidade considerável desse material e com uma certa consistência.
De qualquer sorte, fica comigo até o final e aproveita essas informações que eu tenho certeza que elas podem te ajudar.
Confira:
Onde vender pneus velhos para reciclagem
1 – Empresas de reciclagem
Minha primeira opção de quem compra carcaça de pneu velho é a mais óbvia: A empresa de reciclagem. Lembrando que existem as grandes empresas que compram todo tipo de material e também as que são específicas para o trabalho com borracha. Essa segunda pode te oferecer um pouco mais de dinheiro na venda do pneu velho.
O ideal é que você não venda de primeira. Faça uma pesquisa, veja as opções e calcule quem vai te oferecer as melhores condições.
2 – Empresas de cimento
Muitas empresas de cimento utilizam pneus velhos na sua produção. Através de um processamento de queima, consegue retirar compartimentos que substituem outros materiais e isso barateia o custo.
Por isso, dê uma pesquisada se existem empresas como essa na sua região e entre em contato para saber quanto pagam por esse material.
3 – Empresas de asfalto
Você sabia que existe um mercado forte de reciclagem de pneus para asfalto? Pois é! Por isso que esse tipo de empresa está aqui na minha lista. Depois de passar por alguns processos é possível utilizar a borracha do pneu na produção de um asfalto de qualidade.
Então dê uma olhada se existe por aí uma empresa que produz asfalto ou uma que faz os insumos e vende para elas.
4 – Indústria de borracha
Empresas que trabalham com produção de borracha também são opções de onde vender pneus velhos para reciclagem. Elas conseguem produzir e vender material base para construção de um monte de coisa.
Através dos pneus é possível criar tapete de automóvel, sola de sapato, piso industrial, quadra esportiva, material de vedação, dutos pluviais e muitas outras coisas.
Ao investir na reciclagem a indústria consegue reduzir os seus custos, oferecer um material de qualidade e ao mesmo tempo colaborar com a preservação ambiental – tudo que vai dar destaque para ela e aumentar o seu faturamento.
5 – Ateliê de artesanato
Existem muitos artesãos que utilizam pneus velhos para produção de seu trabalho, por isso vale a pena pesquisar por ateliês na sua região e tentar marcar uma reunião para oferecer os seus produtos.
Lembrando que apesar de velho, é importante tomar cuidado para oferecer os pneus limpos, hein? Isso já vai fazer uma diferença na hora da venda.
6 – Sites de compra e venda
Por último, mas muito importante, tem a possibilidade de você criar anúncios dos seus pneus em sites de compra e venda como OLX e Mercado Livre. Esses espaços são perfeitos para vender todo tipo de coisa para qualquer região do Brasil.
Para conseguir chamar a atenção dos compradores, você precisa tirar boas fotos dos produtos, fazer uma descrição detalhada sobre a quantidade que tem, os tamanhos e as condições e colocar um preço justo.
Também vale a pena anunciar em grupos de venda da sua cidade no Facebook e no WhatsApp.
A importância da reciclagem do pneu
Você sabia que demora cerca de 600 anos para um pneu se decompor no meio ambiente? Pois é! Por conta disso muita gente acha que uma boa saída para descartá-lo é a queima, só que ele libera poluentes muito prejudiciais através da sua fumaça.
Por causa do espaço que ocupa, da demora de decomposição e dos problemas que pode causar na queima ou no descarte em rios, é muito importante que a gente comece a falar e investir na sua reciclagem.
Existem diversos produtos que podem ser feitos através do pneu velho e quanto mais pessoas souberem e apostarem nisso, melhores as chances do nosso planeta.
Vender pneus velhos para reciclagem dá dinheiro?
Se você tiver uma grande quantidade de pneus para vender, tem a possibilidade de ganhar um bom valor, mas no geral, a pessoa física não tem tanto material assim. Por isso, veja isso tudo como uma possibilidade de fazer uma renda extra.
Agora, se o seu objetivo for montar uma cooperativa voltada para compra e venda desse material, aí sim é possível ter ótimos resultados financeiros. Lembrando que nessa situação também será preciso fazer um investimento considerável para montar estrutura e equipe.
Comece a vender!
Agora que você já sabe onde vender pneus velhos para reciclagem, faça sua pesquisa para saber qual deles está presente na sua região e pode te oferecer as melhores condições.
Espero que o artigo tenha te ajudado de alguma forma e que seu projeto seja um sucesso.
Um grande abraço e até mais!