Entre as opções, destaca-se o Qualifica SP, que tem como objetivo atender a demanda de mercado e oferecer capacitação técnica para a população que deseja ingressar na área de tecnologia da informação.
O programa está com 123 mil vagas em cursos gratuitos em parceria com a iniciativa privada em todo o estado.
Ao final dos estudos, os concluintes ainda terão a chance de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas do segmento.
Ismael Colosi, especialista em empregabilidade e empreendedorismo, destaca que esse tipo de programa é uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, principalmente para aqueles que têm dificuldade em encontrar vagas.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, há um total de 7 mil vagas exclusivas destinadas para pessoas com deficiência, 58 mil para mulheres e 58 mil para homens.
Dentro deste quadro, o público negro tem prioridade. Os cursos possuem carga horária que varia entre 140 e 360 horas.
Outra opção interessante para jovens em busca do primeiro emprego é o programa Jovem Aprendiz Paulista, lançado recentemente pelo governador Tarcísio de Freitas em parceria com a pasta de Projetos Estratégicos.
Esse programa oferece aos jovens de 14 a 18 anos a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho atuando em micro e pequenas empresas.
São oferecidas 60 mil vagas para estudantes da rede pública estadual de ensino, sendo um caminho para o primeiro emprego, com contrato e registro em carteira profissional que pode chegar a até 24 meses.
São quatro dias de trabalho, em jornada que pode ser de 4 a 6 horas diárias, e um dia exclusivo de capacitação online.
Colosi ressalta a importância desses programas para inserir jovens no mercado de trabalho e garantir um futuro mais promissor para eles.
Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) também são uma opção para quem busca oportunidades de trabalho.
Por dia, são oferecidas, em média, 8 mil oportunidades nas mais diferentes áreas de atuação distribuídas em todas as regiões do estado.
São mais de 8 mil vagas disponíveis em todo o estado. Colosi destaca a importância desses postos de atendimento como uma alternativa para quem não possui acesso à internet ou dificuldades em se inscrever nos programas online.
Por fim, o setor privado também oferece boas oportunidades de emprego em São Paulo. Desde janeiro deste ano, oito empresas anunciaram investimentos no estado e esperam gerar mais de 6 mil empregos, incluindo 3.500 empregos diretos e 500 indiretos.
Como se inscrever ?
Para se inscrever, basta acessar o site
Com informações de Maua Agora