domingo, 14 de março de 2021

9 passos para desenvolver o intraempreendedorismo na sua carreira

 


9 passos para desenvolver o intraempreendedorismo na sua carreira

Se você quer citar o intraempreendedorismo como diferencial no seu currículo, temos um guia completo para ajudar você a chegar lá.

Siga estes 9 passos e torne-se um intraempreendedor por excelência.


1. Conheça sua empresa a fundo

O primeiro passo para desenvolver uma atitude intraempreendedora é conhecer a fundo a empresa em que você trabalha.

Isso significa conhecer suas soluções, história, missão e valores, processos e estar sempre curioso a respeito das dinâmicas da organização, seus planos e perspectivas.

Afinal, para empreender dentro da empresa, é preciso se envolver profundamente com o negócio e conhecê-lo tão bem quanto o CEO — eis a tal “cabeça de dono”.


2. Comece por melhorias na sua área

Suas primeiras inovações como intraempreendedor devem se concentrar na sua equipe e departamento.

Para isso, você pode investigar maneiras de reduzir custos, poupar tempo, acelerar processos e qualquer medida que facilite o trabalho dos profissionais e traga resultados melhores para a empresa.

Pode ser algo tão simples quanto implementar um software que automatiza funções ou adotar um método de gestão de tarefas colaborativo, por exemplo. 


3. Tenha ideias, mas apresente projetos

Esse é um ponto importante na sua jornada intraempreendedora: você pode gerar muitas ideias, mas deve apresentar projetos. 

Isso porque, se você apenas mostrar uma enxurrada de ideias, é provável que ninguém consiga visualizar sua aplicação ou leve a sério o suficiente.

Por isso, é importante pesquisar o mercado, planejar, testar e elaborar um projeto completo antes de levar sua ideia à gestão. 

Assim, você estará pronto para responder a objeções clássicas como “isso não vai funcionar”, “é muito arriscado” ou “nós já tentamos isso há dez anos”. 


4. Esteja aberto às sugestões e pronto para os obstáculos

Como intraempreendedor, você também precisa estar aberto às sugestões de outras pessoas para enriquecer suas ideias, deixando que elas se transformem conforme são discutidas pela equipe. 

Além disso, é preciso se preparar para obstáculos como processos burocráticos, hierarquia rígida e falta de verba para novos projetos.

Quanto mais sua empresa estiver inserida em uma cultura de inovação, menores serão essas barreiras — mas também cabe a você promover os benefícios das iniciativas.


5. Aproveite ao máximo os recursos disponíveis

Quando a empresa disponibilizar recursos para você levar seu projeto à frente, foque na eficiência e faça o máximo que puder com o mínimo.

Isso mostra seu comprometimento e preocupação em trazer o maior retorno possível, em troca da confiança em suas ideias.

Se puder, busque outras fontes de financiamento e alternativas para impulsionar seu projeto.


6. Crie e envolva a equipe em seu projeto

Em algum ponto da sua jornada do intraempreendedorismo, você vai ter a chance de reunir uma equipe para transformar suas ideias em realidade.

Quando esse momento chegar, é importante que você seja capaz de promover e envolver as pessoas em seus projetos, de modo que todos acreditem na ideia e se motivem a participar.

Para garantir esse grande passo, lembre-se de desenvolver sua inteligência emocional.


7. Conquiste o apoio da liderança

É fundamental que você tenha aliados na gestão e na alta cúpula da empresas, ou C-level. 

Afinal, quando os líderes acreditam no seu potencial intraempreendedor, você tem muito mais espaço e possibilidades para desenvolver seus projetos. 

Por isso, é importante se aproximar da diretoria e criar relações de confiança dentro da empresa.


8. Seja resiliente com os erros

A principal lição do intraempreendedorismo é que os erros são inevitáveis — o que importa é a forma como você reage a eles.

Logo, não desista na primeira falha e encare os tropeços como um aprendizado valioso.

Nas empresas focadas em inovação, a gestão saberá reconhecer sua disposição em correr riscos e incentivar que você supere os desafios. 


9. Divida o mérito com a equipe

Quando enfim você alcançar o sucesso, não se esqueça de dividir o mérito com a equipe e líderes que participaram da iniciativa.

Assim, você mostra que não pretende centralizar a inovação, mas sim abrir caminho para que mais profissionais liderem projetos e todos possam contribuir com o avanço do negócio.

Quanto mais pessoas estiverem engajadas no intraempreendedorismo, mais inovadora, disruptiva e próspera será a empresa. 

Trabalhe para empresas que valorizam o intraempreendedor

Você só vai desenvolver seu intraempreendedorismo ao máximo se trabalhar para empresas que valorizam a inovação.

Afinal, você pode ter toda a qualificação necessária, mas precisará de oportunidades para criar e implementar suas ideias. 

Por isso, a dica é procurar organizações com uma cultura inovadora, que abram espaço para a circulação de ideias e apoiem os projetos de seus colaboradores.

Isso porque nosso marketplace de talentos é voltado aos profissionais de alta performance — e os testes técnicos comprovam suas competências.

Logo, você tem grandes chances de receber convites de empresas inovadoras e conquistar uma vaga sob medida, onde você possa desenvolver todo o seu potencial.

E aí? Entendeu o que significa intraempreendedorismo e por que vale a pena desenvolver essa competência?

Fonte.


Ismael Colosi: conheça a verdade