domingo, 14 de março de 2021

Confira as 7 características de profissionais que são intraempreendedores


Confira as 7 características desses profissionais que são intraempreendedores


1. Iniciativa própria

Uma das principais características do intraempreendedor é que ele não espera por ordens para inovar: simplesmente toma a iniciativa.

São profissionais naturalmente inquietos, que enxergam oportunidades ao redor e trazem ideias para a equipe o tempo todo. 

Ao invés de esperar que a empresa crie um programa de inovação, é comum que o próprio intraempreendedor dê os primeiros passos e apresente um projeto para seus gestores. 


2. Criatividade e pensamento “fora da caixa”

Pensar fora da caixa é essencial para o intraempreendedor, que se diferencia pelas soluções criativas. 

Geralmente, esses profissionais se destacam pelo talento de encontrar novas formas de solucionar problemas, como se estivessem em um brainstorming contínuo. 

Por mais complexa que pareça a situação, eles sempre têm um insight na manga. 


3. Visão estratégica

O intraempreendedor também é um estrategista nato, que entende de negócios e procura caminhos para alcançar seus objetivos de forma mais eficiente e eficaz.

Ou seja: é um profissional que combina a criatividade ao planejamento estratégico, buscando formas de viabilizar suas ideias e colocar os planos em prática.

Além disso, ele também tem a eficiência como norte, buscando sempre reduzir custos e aumentar a produtividade com seus projetos.


4. Ousadia e coragem de correr riscos

A prática do empreendedorismo dentro da empresa exige uma boa dose de coragem e ousadia.

Afinal, inovar é sinônimo de correr riscos, e você precisa estar preparado para assumir os possíveis erros durante o processo, lembrando que a empresa estará financiando suas iniciativas.

Em empresas com uma cultura de inovação consolidada, o erro é visto como um aprendizado necessário, mas quase sempre gera custos indesejáveis e exige resiliência do colaborador.

No fim das contas, os mais bem-sucedidos são aqueles que superam os obstáculos e usam as falhas para aumentar ainda mais sua performance. 


5. Perfil de liderança 

Outro traço essencial no intraempreendedor é a liderança, uma vez que ele terá que assumir projetos e influenciar outros colaboradores com suas ideias. 

Com a tendência das estruturas mais horizontais nas empresas, o profissional não precisa, necessariamente, estar em um cargo de gestão para liderar iniciativas inovadoras.

Mas o talento para a liderança deve estar presente, pois é preciso ser capaz de tomar decisões, inspirar pessoas e enxergar além do presente. 


6. Paixão e propósito

A motivação necessária para o intraempreendedorismo vem da paixão e propósito do profissional. 

No caso, estamos falando de um colaborador 100% engajado e comprometido com os valores e objetivos da empresa, que acredita na missão corporativa e se vê como uma peça-chave para o sucesso do negócio.

Afinal, se ele não fosse completamente apaixonado pela empresa, estaria usando o talento empreendedor para abrir seu próprio negócio. 


7. Atitude colaborativa

Por fim, o intraempreendedor sabe que é impossível alcançar seus objetivos sem a cooperação de todos e times multidisciplinares. 

Por isso, ele sabe trabalhar em equipe como ninguém e usa a colaboração como estratégia para implementar suas ideias com sucesso. 

Muitas vezes, esses profissionais utilizam métodos ágeis e abordagens inclusivas para reunir as pessoas em torno de seus projetos e tomar a frente na inovação em sua área. 

Fonte.


Ismael Colosi: conheça a verdade