adsterra

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Veja aqui 16 qualidades pessoais que as Empresas mais valorizam em seus funcionários:

Parte 1

Especialistas em recursos humanos e recolocação profissional revelam quais são as Qualidades pessoais que os Empregadores estão sempre procurando em seus Contratados...

"O desejo de progredir é um autoqualificador que coloca o indivíduo em um patamar acima da média..."

"Dentro de uma empresa, o funcionário que não aceita novos desafios torna-se peça descartável..."

De Olhos Abertos enxergamos com maior Acuidade...

Você sabe quais são as maiores qualidades que os novos empregadores procuram em seus funcionários?

De fato, essa informação pode ser de grande valor para quem está à procura de colocação, ou para aqueles que já estão trabalhando e desejam progredir na empresa, seja ela de que natureza for. Mas, uma coisa é certa: A qualificação que se valoriza, como já sabemos faz tempo, não se resume ao acúmulo de títulos acadêmicos ou a grife do Status profissional do indivíduo.


De acordo com pesquisas realizadas em vários países, Brasil inclusive, os Especialistas em Recursos Humanos e Seleção de Pessoal fizeram uma lista com os atributos que um funcionário ou candidato a emprego deve ter para agradar aos patrões, e, por que não, ter sucesso em sua carreira profissional.

O ideal seria que antes de ler a relação com os Requisitos, o leitor fizesse uma lista enumerando suas próprias Qualidades, pelo menos aquelas que é capaz de identificar claramente, ou aquelas já conhecidas e que julga mais importantes.

Depois da leitura poderá ver se está no caminho certo, ou se ainda precisa melhorar alguma coisa.


1. Atitude Positiva

Empregadores valorizam empregados que são alegres e otimistas, com aquela atitude de "sou capaz". Um bom senso de humor, sem ironia ou vulgaridade, é também uma qualidade muito bem vista.

2. Facilidade de Comunicação

Quesitos como excelência em escrita e expressão verbal são obrigatórios. Saber se expressar de maneira clara e objetiva, tanto no modo escrito quanto falado, farão toda diferença. O fato de ser capaz de redigir corretamente relatórios e textos é um atributo dos mais valorizados pelos empregadores. Construa um bom vocabulário e corrija sua dicção. Fique atento enquanto fala. A excelência na sua capacidade de comunicar-se repercute de maneira altamente positiva aos olhos dos observadores da empresa, inclusive aqueles que você não vê.

3. Habilidade para lidar com Computadores e Dispositivos Móveis

Hoje em dia, saber lidar com os computadores e dispositivos móveis é um item essencial. Na maioria das empresas, logo será em todas, saber usar um processador de textos, acessar a internet, enviar e receber emails e operar acessórios eletrônicos inteligentes, serão pré-requisitos obrigatórios, comuns, tanto para contratação, quanto para permanência no cargo, e naturalmente, para sua evolução profissional.

4. Ética no Trabalho

Um funcionário fortemente comprometido com suas atividades e políticas internas da empresa é um dos mais valorizados. A dica é, sempre termine as tarefas que começa, mesmo quando o grau de dificuldade for grande.

5. Honestidade e Integridade

Não pegue "emprestado" objetos ou suprimentos da empresa sem a expressa permissão do seu empregador ou Supervisor. São coisas para uso no ambiente de trabalho; pertencem a empresa, não a você. Não minta, engane ou roube. Trabalhe o expediente inteiro, afinal de contas, você recebe um salário para isso; seja justo. Deixe as chamadas telefônicas pessoais para os horários de intervalo. Pequenos gestos negativos podem arruinar uma brilhante carreira; pequenos gestos positivos podem garantir seu sucesso.

6. Pontualidade

Chegue sempre na hora. Do mesmo modo, cumpra o horário dos intervalos. Nas exceções, casos onde o funcionário não foi capaz de cumprir os horários, seja por chegar tarde ao local de trabalho ou por atrasar a conclusão de tarefas, deverá informar ao seu supervisor antecipadamente para que o mesmo seja capaz de tomar providências, evitando assim maiores prejuízos e contratempos.

7. Flexibilidade e Adaptação

Disposição para se envolver com vários projetos, para ajudar e encorajar os outros, ou para encontrar soluções criativas para problemas difíceis. É necessário se adaptar às mudanças com rapidez e facilidade. Ter capacidade para rapidamente aprender coisas novas ou se integrar com novas atribuições. Não desanimar diante de obstáculos. Tenha atenção redobrada, mantenha o foco, ao acompanhar vários projetos simultaneamente. Esteja pronto para prosseguir, tome fôlego e aproveite as oportunidades que se apresentam para demonstrar publicamente todo seu potencial.

8. Habilidade para Gerenciar

Saber gerenciar a prioridade de tarefas, ter a habilidade de delegar atribuições sem comprometer os cronogramas de execuções, são outras das mais valorizadas qualidades. Funcionários que sabem administrar a execução de vários projetos simultaneamente, se tornam peças estratégicas para o empregador. Estar apto a identificar e priorizar atividades é uma qualidade notável.

Se dentre seus atributos não está relacionada a capacidade de gerenciar seu tempo, a valorizada técnica de saber fazer as coisas acontecerem, seu currículo não terá um tratamento diferenciado.

A máxima do mundo dos negócios é: "Tempo é dinheiro", e empregados que possuam a habilidade de conduzir projetos de acordo com suas prioridades, cumprindo os prazos estabelecidos, são tratados como verdadeiras jóias preciosas, ou ativos financeiros vivos.

Parte 2

9. Competência Técnica
Muitos cargos vão requerer um certo nível de qualificação. Eles são identificados pela própria designação profissional do nome. Por exemplo, Engenheiro, Economista, Contador, Recursos Humanos, Programador, etc. Se você for contratado para trabalhar vendendo software, você se sairá melhor se for vendedor, já que seria a qualificação necessária para exercer a função. Dotado da devida competência técnica, aprender sobre as características do produto a ser vendido, nesse caso o software, torna-se apenas um detalhe.

10. Capacidade Analítica na Solução de Problemas
Não tenha medo de ser criativo. Muitos empregados têm medo de assumir novas tarefas e responsabilidades simplesmente porque têm medo de falhar. Empregadores procuram por funcionários que estão dispostos a descobrir meios alternativos, criativos, para solucionar velhos e novos problemas. Saia um pouco do seu cubículo; deixe sua zona de conforto e estagnação de lado; acredite, existe vida fora do seu berço.

11. Motivação, Determinação, Persistência e Iniciativa
Este ponto é de extrema importância. Supervisores ou chefes, normalmente, dão aos funcionários metas que podem ser alcançadas sem muito esforço. O segredo é estar pronto para enfrentar desafios maiores que possam surgir. É estar disposto à trabalhar duro, sem desanimar, para superar obstáculos fora da rotina, quando se fizerem presentes.

Adote a automotivação como diferencial; seja aquele que começa sem que lhe peçam. Tenha entusiasmo e uma atitude positiva no local de trabalho. Seja um trabalhador dedicado e flexível, aquele que está sempre disponível para novos desafios. Evite assumir a postura dos preguiçosos e acomodados que se limitam a cumprir suas atividades formais ao pé da letra, apenas quando solicitados.

12. Eficiência
De que adianta ser altamente qualificado no papel, se na prática ainda não mostrou serviço algum? Eficiência será para sempre pontuada como uma qualidade das mais interessantes e valorizadas durante um processo de seleção ou promoção dentro de qualquer empresa. Empregadores estão pagando pelo seu tempo e não desejam que desperdice suas horas de trabalho à toa.
Mostre serviço, cumpra os prazos; melhor ainda, se esforce para entregar o trabalho antes do prazo. Seja organizado, siga o cronograma, diga que está disponível, mostre interesse em realizar tarefas mais desafiadoras, mesmo que não estejam dentro do escopo de suas funções tradicionais. Empregados com esse perfil terão ascensão garantida dentro de qualquer empresa.

13. Disposição e Vontade de aprender novas habilidades ou adquirir mais capacitação
Juntamente com a flexibilidade, empregadores precisam de funcionários que possam e queiram aprender novas habilidades quando for necessário. Pessoas com interesse em aprender mais, ganham sempre mais, e são ativos valorizados em qualquer ambiente de trabalho.

14. Habilidades Interpessoais
No convívio com os outros, nunca é demais ser gentil, respeitador, acessível. Pratique a regra de ouro: "Trate os outros como gostaria de ser tratado." Não se esqueça de vestir-se bem. Cuidar do alinho e aparência é fundamental. Assegure-se de que suas roupas estão sempre limpas e asseadas, cabelo penteado, barba feita e, não descuide do desodorante, mas também não exagere. 

15. Habilidade para Trabalhar em Equipe
Um bom empregado tem habilidade para fazer parte de um grupo de trabalho em projetos, dentro ou fora da empresa. Esteja pronto para interagir, compartilhar e ouvir, e trabalhar de acordo com as ideias ou pontos de vista de outros membros do grupo.

16. Lealdade
Sempre fale bem da sua empresa, supervisor ou cargo. Não comente assuntos confidenciais com ninguém que não esteja autorizado a saber. Lembre-se, esse mundo têm ouvidos muito sensíveis. Hoje, as notícias se propagam numa velocidade acima da compreensão humana. Você nunca terá certeza se o seu melhor amigo(a), aquele(a) a quem conta tudo, não tem como confidente outra pessoa que de alguma forma tenha ligações diretas ou indiretas com outros membros do seu trabalho. Por isso, discrição é fundamental; contenha-se.

Conclusão:
Então, quais foram os Pontos com os quais Você mais se Identificou?
Coloque estas qualidades em prática e irá maximizar suas chances de continuar empregado e ainda ser promovido regularmente. Não precisa dizer para ninguém que possui tais qualidades, basta praticá-las no seu dia a dia, incorporando-as naturalmente à sua rotina e personalidade, e logo, com certeza, será um ativo altamente valorizado dentro de qualquer corporação.



 

Ismael Colosi: conheça a verdade