Como vender serviços pela internet?
Hoje eu vou te mostrar 9 passos para vender serviços pela internet, conquistar pessoas e ter ótimos resultados financeiros. Seja o seu negócio físico ou digital, essas informações vão te ajudar muito.
Aproveite essa oportunidade, fica comigo até o final e comece a lucrar com seu negócio!
1 – Primeiro estude o seu público alvo
Como vender serviços pela internet
Não tem como vender serviços pela internet sem saber quem é o alvo disso. É preciso definir o tipo de cliente que quer atingir com o seu trabalho, porque isso vai permitir que você conheça mais sobre ele e saiba exatamente os caminhos a seguir.
Saber o que a pessoa gosta, o que deseja, do que tem medo e até os problemas que a assolam, vai te dar munição para criar estratégias que realmente tenham efeito e atraiam ela, entende?
Então, se ainda não sabe para quem quer vender, esse é o momento de parar um pouco, pensar no que faz, em quem pode atingir e começar a mergulhar nesse assunto. Quanto mais informações tiver do seu futuro cliente, melhor.
2 – Crie um site
Uma das melhores maneiras de vender o seu serviço hoje em dia é através de um site.
Ele vai funcionar com um cartão de visitas da sua empresa, onde o cliente vai conhecer um pouco da sua história, entender o que você oferece, saber sobre valores e até ouvir a opinião de outros clientes que te contrataram.
Sua página não precisa ter nada demais. Ela deve conter as informações básicas do negócio, tudo com um texto simples e direto, com cores que tenham a ver com sua marca e também, com suas informações de contato.
Esse é apenas um detalhe, mas que faz toda a diferença. É importante que o cliente ache o seu número de telefone, WhatsApp e/ou e-mail com facilidade – nem todo mundo gosta daqueles formulários de contato.
3 – Faça um blog
Para que as pessoas se aproximem de você, é preciso gerar valor para elas. Uma das melhores formas de conseguir isso na internet é através da criação de conteúdo de qualidade, principalmente utilizando um blog.
A ideia é que você produza textos que vão trazer informações relevantes para o seu público alvo e que tenham a ver com o seu trabalho.
Por exemplo, digamos que você é um mecânico. No seu blog dá para escrever sobre a importância de calibrar os pneus, sobre direção defensiva, dar dicas de limpeza e de conservação, além de muitas outras coisas que tenham a ver com o veículo e com o trânsito.
Consegue perceber? Quando a gente oferece esse tipo de coisa para as pessoas elas acabam se aproximando e acreditando mais e mais no nosso trabalho. Sendo assim, quando precisarem de um serviço do tipo, com certeza vão lembrar da nossa marca!
4 – Esteja presente nas redes sociais
Quando a gente pensa em vender serviços pela internet, não tem como não pensar em vender serviços pelo Instagram. Essa é uma das redes sociais mais populares do mundo e se você tem um negócio precisa fazer parte dela.
O primeiro passo é criar uma conta comercial e fazer um perfil simples e chamativo. Coloque a foto da sua marca, o seu nome, suas informações de contato, o link do site e em poucas palavras diga o que você faça de forma envolvente.
Ainda usando o exemplo do mecânico, você pode escrever algo como: “Empresa apaixonada em cuidar de veículos” ou algo do tipo.
Assim como no blog, a ideia aqui é criar conteúdo de qualidade para o seu cliente. Dá inclusive para aproveitar as mesmas informações para usar nos dois canais.
Dê dicas, informações, aproveite alguns memes, mostre o dia a dia do seu trabalho, abra caixinhas de perguntas, mostre curiosidades, crie promoções e faça sorteios. Tudo tem força e pode te ajudar a fortalecer a sua marca e conquistar clientes.
5 – Cadastre sua empresa no Google
Com o cadastro no Google Meu Negócio fica muito mais fácil que uma pessoa encontre a sua empresa. Se ela quiser um mecânico na sua área e procurar lá no google: Mecânico no bairro tal, o seu nome vai aparecer.
Pode parecer uma coisa simples, mas quando a gente para e pensa que estamos falando do maior sistema de buscas da internet, percebemos o potencial que isso tem. A partir do momento que seu nome estiver por lá, vai ficar surpreso com a quantidade de clientes que vai chegar por esse caminho.
6 – Crie anúncios
Como vender serviços pelo Instagram
Que tal investir na venda de serviços por meio de anúncios? Dá para fazer isso de graça em plataformas como OLX, Mercado Livre e algumas que trabalho freelancer, como a 99 freelas. Assim como dá para pagar por anúncios que aparecem no Google, no Instagram e até no Youtube.
O anúncio acaba ajudando a aumentar o seu alcance, por isso eu acho uma estratégia bem válida.
Comece com os que são gratuitos e aos poucos, se conseguir ver resultado, teste os pagos.
7 – Construa uma reputação de respeito
Se você está entrando no mercado agora ou se já tem um negócio sólido no mundo físico e só agora está usando o mundo digital para divulgação, é muito importante construir uma reputação de respeito.
As pessoas têm medo de confiar em tudo hoje em dia e não é à toa, não é? A gente vê tanta coisa nos jornais, tanta notícia difícil, tanta gente querendo se aproveitar do outro, tantos golpes…
É por isso que para construir uma marca sólida e conquistar seus clientes, você precisa construir sua reputação e isso pode ser feito de várias formas.
Acho que o primeiro passo é focar em oferecer um serviço excelente e atender bem o seu público. Depois disso pode pedir para que essas pessoas façam depoimentos para que você use nas suas redes sociais, no seu site, no blog e até em anúncios.
Outra coisa que pode te ajudar no quesito reputação é a parceria com influenciadores. Veja quem são os que falam com o seu público alvo e feche para fazerem divulgação do seu trabalho – esse tipo de marketing tem um efeito muito positivo.
8 – Invista em um atendimento que seja excelente
O que adianta aprender como vender serviços pela internet, conquistar clientes e na hora do atendimento tratar eles mal? Aí fica bem difícil conseguir ter resultado!
É por isso que você precisa se preocupar muito com essa parte do seu negócio. Trate as pessoas como gostaria de ser tratado e prepare a sua equipe para a mesma coisa. Quando a pessoa se sente bem recebida, se sente respeitada, ela não só faz questão de fechar negócio como sempre voltará e ainda falará bem do seu serviço para os outros.
9 – Execute muito bem o seu serviço
texto para oferecer serviço
Por último, mas o mais importante: Preste um excelente serviço! De nada adianta as melhores formas de divulgação, os mais caros anúncios, se na hora do “vamo ver” o serviço oferecido for de baixa qualidade. Seu negócio não vai se sustentar assim.
Mais do que atrair pessoas, um projeto de sucesso consegue mantê-las e isso só vai acontecer se ele realmente for bom.
Então capriche nesse ponto, ok? Se especialize no que faz, crie uma equipe campeã e eu tenho certeza que metade do trabalho já estará pronto!
Comece a ganhar dinheiro!
Agora que já sabe como vender serviços pela internet, o próximo passo é criar o seu planejamento e começar a colocar tudo em prática.
Eu torço para que minhas dicas te ajudem de alguma forma.
Obrigada pela sua companhia hoje.
Um grande abraço e até mais!