adsterra

Adskeep

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Inscrições para o Prouni 2022 iniciam na próxima semana; saiba como se inscrever

Inscrições para o Prouni 2022 iniciam na próxima semana; saiba como se inscrever

A 1ª chamada do Prouni 2022 já será realizada no dia 08 de agosto e a segunda no dia 22

Se você fez o Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) e não conseguiu uma vaga via Sisu 2022 (Sistema de Seleção Unificado), saiba que você ainda poderá estudar em uma instituição de ensino superior ainda neste semestre. Na próxima segunda-feira (01), abrem as inscrições para o Prouni 2022 (Programa Universidade para Todos) no segundo semestre.

O Prouni oferece bolsas de estudos integrais ou parciais (50%) em universidades particulares. Para participar do programa, é preciso que o estudante tenha feito o Enem e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.

Se você está interessado é preciso ficar atento pois as inscrições também se encerram na semana que vem. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022.

Entre no site da página oficial do Prouni para tirar qualquer dúvida sobre o processo seletivo. 

Prouni: Processo seletivo tem novidades para o segundo semestre

Uma das principais novidades do processo seletivo no segundo semestre é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Logo, a seleção terá uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos de acordo com cada modalidade. 

Além disso, outra mudança do Prouni é relacionado à origem escolar do estudante. A classificação irá verificar a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o Edital, priorizada a seguinte ordem:

professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;

estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; 

estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.



Ismael Colosi: conheça a verdade