Ismael Colosi, chefe de Divisão de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura de Ribeirão Preto, elogiou o Programa Qualifica SP, lançado nesta quarta-feira (29) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo. O programa oferecerá mais de 120 mil vagas para cursos de qualificação na área de tecnologia da informação, com vagas exclusivas para mulheres e pessoas com deficiência (PcDs).
“Essa iniciativa é fundamental para fomentar a formação de mão de obra especializada em áreas em que há déficit de profissionais. A tecnologia da informação é uma das áreas que mais crescem em todo o mundo, e é importante que tenhamos profissionais qualificados para atender essa demanda”, afirmou Colosi.
Os cursos serão realizados por meio de parcerias com três importantes empresas do segmento: a ADA Tech, que disponibilizou 60 mil vagas nos cursos “Desenvolvedor de Software Jr. e Softskills”; a Impacta, com 60 mil vagas em “Engenharia de Dados” e “Desenvolvedor Backend”; e Softex, com 3 mil vagas de “Desenvolvedor Full Stack e Desenvolvedor Mobile”. Ao final do curso, os formados terão a oportunidade de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas parceiras.
O programa é voltado para todos os interessados em se especializar na área de tecnologia da informação, mas tem um foco especial em aumentar a participação de mulheres e pessoas com deficiência no setor. Ao todo, serão 7 mil vagas exclusivas destinadas às PcDs, 58 mil para mulheres e 58 mil para homens. Dentro deste quadro, o público negro terá prioridade.
“Esse programa é muito importante para fomentar a inclusão social e combater a desigualdade. Sabemos que as mulheres e as pessoas com deficiência ainda enfrentam muitas barreiras para ingressar no mercado de trabalho, e esse programa é uma forma de oferecer uma oportunidade de qualificação e emprego para esses públicos”, destacou Colosi.
Os cursos serão realizados de forma online e terão duração de 100 a 200 horas. Para participar, é necessário ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas terão início em maio e os participantes receberão certificados de conclusão ao final do curso.
Informações de Fatec São Paulo
+ADICIONE PESQUISA DE MÚSICA PARA CHROME™ AO SEU NAVEGADOR