quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Postar no LinkedIn: 5 coisas que você nunca deve publicar na plataforma

Postar no LinkedIn: 5 coisas que você nunca deve publicar na plataforma

Postar no LinkedIn traz visibilidade, porém tenha cuidado para não se tornar desagradável na rede social profissional. Veja essas dicas para se recolocar no mercado de trabalho!

O LinkedIn é uma rede social profissional, ou seja, nela você deve postar preferencialmente coisas relacionadas ao seu trabalho e carreira. E acredite, postar no LinkedIn pode abrir muitas portas e facilitar o caminho na sua carreira, principalmente em termos de posicionamento de marca pessoal. Contudo, existem coisas que você não deve postar e nós vamos elencar quais são essas coisas. Veja tudo a seguir.

Postar no LinkedIn

Qualquer um que seja um usuário ativo e presente no LinkedIn já teve a oportunidade de perceber que as pessoas adoram escrever e compartilhar longas postagens por lá. Porém, nunca esqueça que postar no LinkedIn deve ser sempre tendo em conta que ele é um site para pessoas que desejam fazer contatos profissionais, reforçar e ampliar o networking e subir de nível em suas carreiras.

E isso nunca deve ser esquecido, pois você precisa ter em mente que existem algumas coisas que você nunca deve compartilhar na plataforma. Nela estão os seus superiores na empresa, colegas de trabalho e o público, ou seja, ter atenção aos detalhes faz toda a diferença. Por isso, se você quer se manter profissional para poder usar seu LinkedIn para crescer (em vez de atrapalhar) na sua carreira, evite erros importante.

Veja abaixo cinco coisas que você nunca deve postar no LinkedIn em 2022:

Sobre ter o Emprego dos Sonhos

Apesar de parecer inofensivo, expressar que você conseguiu o emprego dos sonhos no LinkedIn soar ofensivo. Especialmente se, na sua postagem, você utilizar expressões ou palavras que dão a entender que “quando você quer, você consegue”. Todos nós sabemos da importância do esforço pessoal e de como ser uma pessoa interessada pode fazer toda a diferença, porém escrever sobre isso pode ter efeito contrário.

Muitas pessoas que estão no LinkedIn estão em busca de um novo emprego, de outra oportunidade de trabalho. As pessoas têm problemas, podem estar endividadas por causa da faculdade ou até mesmo recebendo um salário ruim no emprego atual.

Contudo, qualquer que seja a situação, é provável que elas não queiram ler como a pura vontade seria suficiente para tirá-las de suas dificuldades atuais. Sempre considere seu público e seja estratégico antes de publicar esse post.

Não compartilhe nada muito pessoal

Se você acha que é legal compartilhar fotos dos filhos, atualizações da família etc., saiba que o LinkedIn não é o Facebook ou o Instagram. No LinkedIn preze sempre por postagens que sejam relevantes para sua carreira e não relacionadas com a sua vida pessoal. Postar uma foto que mostra que você passou a noite bebendo pode parecer algo inofensivo, mas é melhor estar seguro e não compartilhar isso com sua rede de contatos profissionais.

Postar no LinkedIn: Falar mal do ex-chefe ou empresa

Isso deveria ser óbvio, mas nunca é uma boa ideia arrastar seu antigo local de trabalho para um site público. Não só porque demonstra total falta de profissionalismo, mas porque isso pode impedir futuros empregadores de querer contratá-lo sabendo que você estaria disposto a colocar um empregador em perigo.

Mesmo que seu antigo chefe fosse um pesadelo, seu ex-colega de trabalho fosse uma cobra ou você tivesse dificuldade em estabelecer limites com seus colegas de trabalho, evite lavar a roupa suja para o mundo todo assistir.

Não minta e evite exageros no LinkedIn

Em um tempo onde ser verdadeiro e falar a verdade parece algo estranho, não caia nessa. Fale sempre a verdade e quanto não tiver nada para dizer, prefira o silêncio. Mentir nunca é uma opção, especialmente se você incluir outras pessoas e profissionais na sua “história” fantasiosa. Tenha cuidado com as informações, preze sempre pela verdade e por referências confiáveis quando for postar no LinkedIn.

Formação superior no Reino Unido: 10 diplomas mais valorizados.

Postar no LinkedIn: Não glorifique sua vida infernal
A maioria das pessoas já idealizou ter a vida da super estrela do esporte ou do mega empresário cheio de sucesso, dinheiro, fama e jatos privados. O que ninguém conta (ou lembra) é que chegar num nível “mundial” requer estresse, cansaço, fadiga e até problemas de saúde física e mental. Por isso, evite glorificar sua vida profissional infernal. Não é legal colocar o estresse como algo bonito de se ter ou que ter um burnout é coisa de fracassado.

Sobre o LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para negócios e emprego. Lançado em maio de 2003, a plataforma é usada principalmente para networking profissional e desenvolvimento de carreira, e permite que candidatos a emprego publiquem seus currículos e empregadores publiquem oportunidades de empregos. Em fevereiro de 2022, o LinkedIn alcançou ais de 830 milhões de membros registrados em mais de 200 países e territórios.

A rede social profissional permite que seus membros (tanto trabalhadores quanto empregadores) criem perfis e se conectem uns com os outros em uma rede online que pode representar relacionamentos profissionais do mundo real. Os membros podem convidar qualquer pessoa (seja um membro existente ou não) para se tornar uma conexão. O LinkedIn também pode ser usado para organizar eventos offline, participar de grupos, escrever artigos, publicar anúncios de emprego, postar fotos e vídeos.


Postar no LinkedIn

Postar no LinkedIn exige mais atenção e cuidado do que nas outras redes sociais. Por se tratar de uma espécie de ambiente corporativo digital, boas maneiras sempre fazem a diferença. Evite fotos que mostrem a sua intimidade, dê preferência para falar de negócios e questões relacionadas ao seu trabalho e carreira. Publique artigos escritos por você, amplie sua rede de relacionamentos e mantenha sempre seus contatos profissionais ativos.

E você, já cometeu algum erro de publicação no LinkedIn? Conseguiu reverter? Conta pra gente nos comentários.




Ismael Colosi: conheça a verdade