adsterra

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Instituto 3M abre inscrições para a Mostra de Ciências e Tecnologia para estudantes

Instituto 3M abre inscrições para a Mostra de Ciências e Tecnologia para estudantes

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição da Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M. Retornando ao formato presencial após dois anos, podem inscrever seus projetos alunos da rede pública e particular da Região Metropolitana de Campinas e Ribeirão Preto que estejam cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, o Ensino Médio ou o Ensino Técnico. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de novembro por meio deste link

Os projetos submetidos à Mostra devem se enquadrar em uma das sete categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia.

A exposição com os 100 projetos finalistas selecionados será realizada nos dias 14 e 15 de dezembro de 2022, nas instalações do Clube da 3M, em Sumaré. Do total de projetos apresentados, 21 serão premiados, com o anúncio dos vencedores feito no segundo dia de evento. E entre estes, três serão selecionados como destaques para participar da FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, em março de 2023.

A premiação integra o Desafio de Inovação do Instituto 3M, que tem como principal objetivo a formação de professores para a prática das ciências e a orientação de projetos investigativos realizados por estudantes da educação básica. O Desafio de Inovação conta com a parceria do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), organizador da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) e o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Os projetos enviados podem ser individuais ou em grupo de dois a três alunos, e devem ter um professor orientador com mais de 21 anos de idade. Inscrições de outras regiões do Estado de São Paulo serão selecionadas em caso de vagas remanescentes.

Na edição de 2021, os jurados assistiram a apresentação dos projetos de forma virtual. Ao todo, foram 200 ideias inscritas na 9ª edição, que somam a participação de 242 estudantes de 38 escolas e 102 projetos finalistas.

No dia da cerimônia de premiação, que contou com 920 visitantes online, foram anunciados 21 projetos vencedores, sendo 7 com a primeira colocação e mais 3 projetos de destaque receberam credenciais para a FEBRACE. O investimento para melhorias dos laboratórios das três escolas contempladas foi de R$ 30 mil para cada escola, além da oferta de um curso de Inglês para o professor destaque.



Fonte.

Ismael Colosi: conheça a verdade