segunda-feira, 1 de agosto de 2022

O que é intraempreendedorismo: Conceito e características

O que é intraempreendedorismo: Conceito e características

O  intraempreendedorismo é o empreendedorismo que ocorre dentro de uma companhia. É uma estratégia de grandes empresas que permite que funcionários e colaboradores encontrem soluções e criem coisas que possam agregar no negócio. 

Durante o texto eu vou te explicar melhor o que é isso, como funciona, quais são os tipos, benefícios, te dar alguns exemplos e dizer que característica um intraempreendedor tem.

Se está curioso sobre esse assunto, fica comigo até o final da leitura porque eu vou trazer as informações da maneira mais simples e prática que eu puder. 

Vem!

O que é intraempreendedorismo?


Como falei acima, o intraempreendedorismo é uma espécie de empreendedorismo interno de uma companhia. É uma tática que muitos empreendimentos usam para resolver problemas de uma maneira mais prática, ao mesmo tempo em que traz inovação ao negócio e cria coisas interessantes e novas. 

Quem mais do que as pessoas que vivem aquele negócio vai saber o que ele precisa e o que ele pode fazer, não é mesmo? Por isso que existe tanto potencial nessa prática!

 
Para você ter uma ideia a Amazon Prime, o Gmail e até o Playstation são ideias que partiram de colaboradores da marca. Essas, especificamente, são responsáveis por movimentar bilhões de dólares. 

A ideia é justamente essa. Incentivar que os colaboradores trabalhem na empresa como se fossem donos também, se dedicando além da função pré estabelecida, para o desenvolvimento e lucro da Companhia.

Qual o conceito de intraempreendedorismo?

Se a gente analisar isso de acordo com a palavra em si mesmo podemos perceber que “intra” tem a ver com estar dentro de alguma coisa, já o “empreendedorismo” é a capacidade de desenvolver soluções e identificar problemas e oportunidades. 

Sendo assim, podemos dizer que o conceito de intraempreendedorismo é a capacidade de desenvolver soluções e identificar problemas e oportunidades dentro de uma empresa. 

É literalmente empreender dentro de um negócio existente, buscando caminhos diferentes para agregar ainda mais valor e resolver questões que existam. 

Conheça os dois tipos de intraempreendedorismo

Existem dois tipos de intraempreendedorismo que se diferenciam pela natureza do trabalho em si, veja: 

Spin-Off

Esse é o intraempreendedorismo que foca na criação de projetos paralelos que não tenham a ver diretamente com a atividade principal da empresa. A ideia aqui é aumentar o alcance da marca, trazendo coisas que podem ser completamente diferentes do que ela já está acostumada a fazer. 

Uma empresa exemplo disso é a Sony. Ela sempre foi conhecida por fazer aparelhos de som, mas chegou um momento em que um dos seus colaboradores deu a ideia de investir no mundo dos games. 

Foi assim que surgiu o Playstation que hoje é um dos produtos que mais dar lucro à marca, movimentando bilhões de dólares por ano.

Valor agregado

Tudo que será pensado e criado é voltado para o que a empresa já faz. A ideia é solucionar algumas questões e produzir coisas que auxiliem e agreguem valor ao que já é feito. 

Um exemplo interessante é o do filme de animação Madagascar. Ele foi criado a partir do espaço que a Dreamworks deu para seus colaboradores desenvolverem ideias de roteiros. 

Além dele (que ainda é um sucesso), Kung Fu Panda também veio do mesmo espaço.

Outros exemplos de intraempreendedorismo

Além do Playstation e dos filmes Madagascar e Kung Fu Panda, eu vou te apresentar outros exemplos de intraempreendedorismo que a gente já conhece. 

Veja dois deles abaixo:

Amazon Prime

Alguns colaboradores da Amazon começaram a pensar que muitos clientes estariam dispostos a pagar mais caro para receber suas encomendas de um jeito mais rápido. Testaram um primeiro programa que as entregas eram mais baratas só que não deu certo. 

Disso surgiu a ideia de criar um programa de fidelidade onde as entregas seriam mais rápidas e gratuitas. Hoje o Amazon Prime consegue gerar mais de U$19 bilhões só com essas assinaturas. Olha o poder disso?!

McLanche Feliz

Foi um gerente regional de uma unidade do McDonald’s em Minnesota que pensou em criar um produto só para as crianças. Com isso na cabeça ele montou um kit e começou a vender na sua loja. Só demorou dois anos para que toda a rede investisse e oferecesse isso também. 

Entenda os benefícios dessa estratégia

O intraempreendedorismo é capaz de te ajudar a enxergar problemas e trazer soluções que de outra forma não seria possível. São coisas que às vezes só o colaborador mesmo consegue entender, sabe? 

Isso sem falar que também permite que existam criações que te rendam muito dinheiro. Vai tornar a sua empresa inovadora, forte e com uma boa imagem na sociedade. 
 
Por último, mas bem importante, você vai conseguir identificar talentos e investir neles. Quanto mais cuidar desses intraempreendedores do seu negócio, melhores serão os seus resultados. 

Crie um ambiente que possibilidade esse tipo de empreendedorismo

Um funcionário infeliz nunca vai se importar em pensar em coisas que vão melhorar a empresa. Isso é básico. Por isso, se você realmente quiser focar nessa tática, precisa criar o melhor ambiente possível para as pessoas. 

Primeiro faça o que é sua obrigação. Dê qualidade de vida no trabalho, com estrutura adequada, horários e salário justo. 

Além disso, é preciso permitir e incentivar que as pessoas interajam, falem suas ideias e se comuniquem, sem medos e sem preocupações. 

Outra coisa que vai incentivar muito é criar um programa de recompensa ou de divisão de lucros. 

Qual a principal característica do intraempreendedor?

Eu acho que a principal característica do intraempreendedor é não gostar da zona de conforto. Essas pessoas costumam sempre pensar à frente, observando oportunidades e problemas que podem e devem ser resolvidos.

São proativos, não costumam ter medo de falar das suas ideias, são ousados, inteligentes e vestem a camisa da empresa como se fosse sua. 

Costumam ser sonhadores que não correm do trabalho e que se dedicam integralmente a tudo que acreditam e querem. 

Invista nisso!

Agora que você já entendeu o que é intraempreendedorismo, leve isso para sua vida, seja você empresário ou funcionário. Os benefícios são para todos, ok? 

Espero que o meu artigo tenha te ajudado de alguma forma. 

Um abraço e até mais!




Ismael Colosi: conheça a verdade