segunda-feira, 11 de abril de 2022

Mercado da cerveja: 5 ideias de negócios para montar.

 


Mercado da cerveja: 5 ideias de negócios para montar


O mercado da cerveja é um dos poucos que dificilmente é abalado pelas oscilações econômicas, ou seja, é sólido e uma alternativa para os empreendedores.


Onde muitas pessoas enxergam apenas concorrência, a verdade é que existe muita margem para novos comerciantes. Só que para isso é preciso parar um pouco e analisar bem o formato de negócio pretendido para não errar.

Então, se você tem vontade de entrar com tudo nesse mercado, saiba que separei as dicas mais incríveis sobre potenciais negócios para você começar. Vamos lá!

Há quem diga que o segmento cervejeiro pouco foi afetado pelos acontecimentos dos últimos meses, mas não se engane, foi sim.


Porém, é preciso separar ambos os mercados: grandes grupos cervejeiros (Ambev, Grupo Petrópolis e Heineken) dos pequenos fabricantes, geralmente microcervejarias artesanais (as famosas cervejas artesanais).

sso porque as grandes empresas possuem – além dos recursos para aguentar o tranco – maneiras de driblar os impactos negativos. Como exemplo, empresas como a Heineken estão em plena expansão, visando rebater parte dos números negativos.


Entretanto, pequenos fabricantes tiveram e ainda têm que se reinventar diariamente. Afinal de contas, a cadeia de suprimentos sofreu rupturas brutais, impactando desde a compra e recebimento dos insumos, até a entrega da cerveja ao consumidor final.


Em contrapartida, o mercado de forma geral recobrou o fôlego no último trimestre do ano passado. Muito se deve pelo otimismo em relação à retomada e reabertura dos comércios (especialmente das pequenas lojas das microcervejarias).


Portanto, podemos esperar que esse ano seja um divisor de águas para consolidar novas estratégias e potencializar o ingresso de mais empreendedores que buscam seu “lugar ao sol” nesse emaranhado de empresas que representam o mercado cervejeiro!



5 ideias incríveis de negócios para montar no mercado da cerveja


Costumo dizer que o mercado cervejeiro é muito democrático com os novos empresários. Você não precisa necessariamente despender rios de dinheiro para entrar no segmento, visto que há muitas oportunidades, como você verá a seguir. Anote cada uma e planeje com seriedade cada novo passo!


1. Torne-se um influenciador digital cervejeiro


Decidi começar nossa lista com esse “negócio” de cerveja, pois entendo que seja um dos que menos exige grandes investimentos iniciais. Na realidade, o investimento real será com as cervejas artesanais e especiais que você consome.


Certamente você já viu em perfis no Instagram, alguém filmando o simples ato de servir uma cerveja especial em um lindo copo? Ou quem sabe uma pessoa comentando sobre estilos de cervejas, origem e copo adequado, não é mesmo?


Pois então, da mesma forma que existem influenciadoras digitais, por exemplo, há também o influenciador de cerveja. A rede social ideal para isso é o Instagram, já que o consumo de imagens e vídeos curtos é alto. Veja algumas ações:


Publicação de fotos tiradas em alta qualidade das cervejas, em especial aos lançamentos.

Criação de descrição de post chamativa e que agrega informações ao leitor.

Vídeos para engajar a audiência, com dicas, informação, sugestão e promoções.

Realizar sorteios no Instagram de kits de cerveja e acessórios, por exemplo.

A intenção aqui é aumentar seus seguidores, visto que a estratégia é chamar a atenção de empresas que oferecem parcerias pagas. Por isso, invista pesado em patrocínio e impulsionamento das publicações!


2. Atue como um sommelier de cervejas artesanais

Um sommelier de cervejas é o profissional especializado na “consultoria” da escolha das cervejas, na apresentação e serviços ideais. O objetivo é oferecer a melhor experiência aos clientes, de modo que encontrem o estilo que agrada seu paladar.


Por conseguinte, o sommelier se baseia no olfato, na degustação e na caracterização dos componentes presentes na cerveja. Entre os locais apropriados para trabalhar, temos:

Diretamente nas cervejarias: atuando lado a lado com o mestre cervejeiro, o sommelier realiza análises, testa os lotes e traz qualidade à produção das cervejas.

Realizando consultorias especializadas: a consultoria vem no sentido de o profissional auxiliar um comércio na elaboração das tábuas de degustação, na combinação de cervejas com aperitivos e pratos ideais.

Em restaurantes e bares especializados: o trabalho aqui fica por conta da facilitação para que os clientes do estabelecimento possam ter as melhores experiências cervejeiras de harmonização.

Seja contratado ou de forma independente, o sommelier profissional tem emprego garantido. Para se formar é preciso procurar instituições que ofereçam o curso ou através da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS).


3. Inaugure uma importadora de cervejas especiais

Como o nome bem sugere, a importadora de cervejas especiais é aquela loja que traz rótulos especiais de outros países. A prática de importação de cervejas artesanais e especiais do mundo todo é velha conhecida no Brasil.


Só que esse nicho ganhou muita fama e relevância num cenário em que os consumidores estão mais exigentes. E outra, atualmente é muito mais simples entrar em contato com empresas que facilitam a importação.


Nesse caso você precisará de um investimento inicial maior, especialmente se for atuar através de um ponto comercial alugado, onde os estoques devem estar sempre abastecidos.

DICA EXTRA: nesse modelo de negócio, pode ser interessante agregar outros produtos, como vinhos, queijos, embutidos e outros itens igualmente artesanais. Essa é uma estratégia que amplia a percepção de valor do seu cliente!


4. Monte um gastropub regado à cerveja de qualidade


Outra forma de ingressar no mercado cervejeiro é através de gastropubs. O pub em si é um bar muito popular na Inglaterra, mas que caiu no gosto do brasileiro. Agora, o gastropub é o estabelecimento que equilibra comida caseira com cerveja artesanal.


De certa forma, é o tipo ideal de empreendimento que todo brasileiro gosta, afinal, você une a comida de qualidade com cerveja boa, o que pode ser melhor do que isso, não é verdade? Vale frisar que o investimento também é considerável, pois precisa:


Local espaçoso e adequado para atendimento, cozinha e estoque.

Contar com uma boa carta de cervejas artesanais, especiais e importadas.

Implementar um sistema de chopes com câmara refrigerada e ao menos 4 torneiras.

Conciliar um menu que favoreça o consumo das bebidas oferecidas na casa.

Embora represente um investimento que deve ser planejado, saiba que a aceitação desse tipo de negócio é alta e o retorno pode ser mais rápido do que imagina!


5. Profissionalize-se na carreira de mestre cervejeiro

Por fim, chegamos à profissão responsável por nos proporcionar grandes momentos, seja em comemorações ou no dia a dia, que é o mestre cervejeiro.


Esse profissional é o responsável pela criação e envase de cerveja, incumbido de pegar a receita e transformá-la na melhor cerveja possível. O que conta aqui é a experiência, capacidade para inovar e resiliência para absorver os desafios de uma cervejaria.


Entretanto, tenho que dizer: o mestre cervejeiro de qualidade e capacitado de verdade, dificilmente fica sem emprego, já que a abertura de novas cervejarias artesanais é algo expressivo no país.


DICA EXTRA: caso não queira arriscar você sempre pode abrir uma distribuidora

Se tudo que você viu até aqui não lhe oferece segurança, principalmente por ser um segmento que exige mais atenção com produtos diferentes, a alternativa continua sendo a abertura de distribuidoras de cerveja ou depósitos.


Nesse modelo de negócio, as vendas costumam acontecer em atacado, onde o público-alvo são pessoas que consomem cervejas de produção em massa.


Independentemente da sua escolha, saiba que o mercado da cerveja é promissor e, com garra e determinação, você pode ir longe, boas vendas!



FONTE.

Ismael Colosi: conheça a verdade