Como saber se estou negativado? Veja como consultar pelo CPF
Quer saber se o seu nome está negativado? Aprenda a consultar pelo seu CPF e saiba o que fazer se estiver com o nome sujo.
Uma das situações mais desagradáveis que podem acontecer é ter o nome negativado. Infelizmente em algumas hipóteses isso é inevitável e, com a negativação, vêm as consequências. Saiba como consultar se o seu nome está sujo utilizando o seu CPF.
O que significa estar negativado?
A explicação do termo “negativado” é bem simples, corresponde àquele indivíduo que possui uma dívida negativa, ou seja, uma conta não paga e que, por isso, tem seu nome e seu CPF inscrito em órgãos como a Serasa e o SPC.
A negativação quase nunca ocorre do dia para a noite, já que o credor deve notificar avisando da existência da dívida, bem como o valor do débito e um prazo para a regularização. Uma vez que esse prazo não é cumprido, o nome e o CPF do devedor são negativados.
Quais são as consequências da negativação?
Quando o devedor não atende às obrigações cobradas na notificação e tem seu nome e CPF negativado acaba por ser impedido de exercer vários direitos, gerando consequências.
O principal efeito é a dificuldade em conseguir crédito em instituições financeiras ou lojas com crediário, por exemplo, e os pedidos de cartão de crédito são sempre negados.
Além disso, pessoas negativadas costumam não conseguir empréstimos e financiamentos para compra de imóveis, por exemplo.
Na pior das hipóteses, a dívida pode ser levada à juízo, quando então o devedor irá responder judicialmente, podendo ter seus bens e contas bancárias bloqueadas.
E não, essa dívida não prescreve mesmo que esteja indisponível na Serasa ou tenha passado o prazo de 5 anos. Ela continua existindo perante o credor.
Descubra se você está negativado
Você não precisa esperar qualquer notificação de dívida para saber se o seu nome foi negativado, pelo contrário, deve sempre consultar esporadicamente para, inclusive, ficar de olho em negativações indevidas. Confira o passo a passo para consultar com o seu CPF:
Clique em “Consultar CPF grátis”;
Se você já possui o cadastro na Serasa, preencha com login e senha e clique em “Continuar”. Caso não possua, é possível realizar o cadastro clicando em “Criar uma conta”, no canto superior direito da tela. Se você se cadastrou agora, será preciso confirmar seu e-mail;
Por fim, basta clicar em “Meu CPF” e conferir se existem pendências.
Estou negativado, e agora?
Para regularizar seu CPF existem algumas saídas.
A primeira delas, claro, é fazer o pagamento da dívida conforme instrumento de cobrança do credor, o que pode ocorrer também mediante negociação.
Outra opção é o Serasa Limpa Nome, onde é possível encontrar acordos disponíveis para as dívidas com instituições credenciadas na Serasa, escolher a melhor opção e forma de pagamento, e quitar a dívida.
Ambos os métodos podem ser eficazes, o importante mesmo é manter o nome e o CPF livre da lista de inadimplentes.