quinta-feira, 7 de abril de 2022

Olimpíadas de Matemática da Unicamp: inscrições podem ser feitas até domingo (10), O concurso é aberto a estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio.

 


Olimpíadas de Matemática da Unicamp: inscrições podem ser feitas até domingo (10)

O concurso é aberto a estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio. 

As Olimpíadas de Matemática da Unicamp serão realizadas em três fases

Os estudantes que são feras em cálculos ainda podem colocar todo o talento com números em prática na 38ª Olimpíada de Matemática Unicamp (OMU). 

O prazo de inscrição termina no próximo domingo (10). O concurso é aberto a estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. 

Após duas edições realizadas inteiramente na modalidade virtual por conta da pandemia de Covid-19, este ano a competição será feita em esquema híbrido. As duas primeiras fases das Olimpíadas de Matemática da Unicamp serão online e a terceira e última, presencial na Unicamp. A primeira fase será realizada de 25 de abril a 1º de maio; a segunda, de 30 de maio a 5 de junho; e a terceira fase na Unicamp, no dia 3 de setembro.

O comunicado da Unicamp destaca que a proposta OMU é diferente de outras competições de matemática, pois para participar é necessário formar equipes com três estudantes, além de um professor responsável. O objetivo é que os participantes discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados.

Os estudantes e instituições interessadas podem fazer a Inscrição através do site. 

O pagamento da taxa de inscrição será por equipe. Acesse o regulamento da competição.

Confira como serão as provas das Olimpíadas de Matemática da Unicamp

As provas serão divididas em dois níveis: alfa — para alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental; e beta — para alunos do ensino médio. Os alunos do nível beta, classificados para a última etapa, poderão concorrer a uma medalha individual.


As provas serão corrigidas pela organização da OMU, em um processo de duas etapas: a primeira será uma correção tradicional, avaliando os acertos e erros na solução dos problemas. A segunda será uma avaliação comparativa, considerando aspectos qualitativos, como originalidade, redação e qualidade da argumentação.


FONTE.


Ismael Colosi: conheça a verdade