adsterra

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Você sabe quais são os documentos digitais que já podem ser emitidos online? Conheça,


 

Você sabe quais são os documentos digitais que já podem ser emitidos online? Conheça

Além de evitar extravios, adotar uma carteira eletrônica permite ter o documento em mãos rapidamente sempre que preciso. 


O avanço da tecnologia trouxe inúmeras facilidades para o dia a dia dos cidadãos e uma delas é a possibilidade de utilizar vários documentos digitais, pois a versão eletrônica tem o mesmo valor jurídico da impressa. Além de evitar extravios, adotar uma carteira digital permite ter o documento em mãos rapidamente sempre que preciso. Para isso, basta manter a bateria do celular carregada. A maioria é emitida em aplicativo específico, compatível com sistema operacional Android e iOS. Confira alguns:

Novo RG que reune diversos documentos, entre eles o CPF, a carteira de trabalho e o certificado militar, começou a ser emitido em março de forma 100% digital. 

Porém, nesta etapa de implementação do Documento Nacional de Identidade (DNI), está disponível apenas para alguns servidores. É preciso instalar o aplicativo DNI para solicitar o novo RG. 

Enquanto não é liberado para todo mundo, alguns Estados já disponibilizam a emissão online da identidade. 

É o caso do Estado de São Paulo, que permite baixar a versão online no app "RG DIGITAL SP”.

Advogados de todo o país também podem acessar a carteira digital da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que substitui a famosa vermelhinha e traz os dados inseridos na versão física. 

Os documentos digitais contam com QR-Code para autenticação e permitem praticar os mesmo atos privativos da advocacia para os quais a apresentação da carteira da OAB seria exigida normalmente. A novidade também está disponível para estagiários, desde que tenham o documento físico. 

Basta baixar o aplicativo "Carteira Digital da OAB".

Motoristas também contam com aplicativo para consultar a Carteira Nacional de Habilitção (CNH). Trata-se do app CDT (Carteira Digital de Trânsito). Após fazer o download, o login é feito mediante cadastro no portal GOV.br. 

Apenas CNHs emitidas a partir de maio de 2017 podem ser convertidas na versão eletrônica. Um diferencial é que o acesso pode ser feito de forma offline, mesmo que o condutor esteja sem internet. O app ainda emite alerta sobre o vencimento da carteira de motorista e permite emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), indispensável para circular com o possante.

Os trabalhadores com carteira assinada conseguem a carteira de trabalho eletrônica 100% pela internet, em até cinco minutos. Tudo começa baixando o aplicativo da CTPS Digital. 

O acesso também é feito mediante login e senha do portal Gov.br. Como as informações já foram digitalizadas pelo Dataprev, a carteira já é gerada automaticamente pelo próprio sistema, sem a necessidade de anexar uma nova documentação. 

Contudo, caso tenha alguma divergência nas informações, você deve alterar e anexar a documentação correta para corrigir. 

Apesar de substituir a versão de papel, mantenha a carteira original guardada porque ela pode ser usada se o empregador não fizer uso do e-Social.

Outro documento importante de se ter a todo momento em tempos de pandemia do coronavírus é o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19, exigido para entrada em diversos eventos ou mesmo para fazer viagens. 

O Ministério da Saúde disponibiliza a versão digital por meio do app Conecte SUS. É possível visualizar, salvar e imprimir o certificado. Todo cidadão que completou o ciclo vacinal consegue acessar o documento. 

Em São Paulo, o Poupatempo também emite de forma online.

Completando a lista de documentos digitais, o título de eleitor pode ser emitido de maneira totalmente online no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do sistema TítuloNet. É necessário estar com o celular em mãos para fazer uma selfie e comprovar a identidade. 

Além da fotografia segurando um documento oficial de identificação (RG, carteira de trabalho, passaporte, etc), são exigidos comprovante de residência atualizado e certificado de quitação de serviço militar (para homens apenas).


FONTE.

Ismael Colosi: conheça a verdade