Em meio a tantas atividades do dia a dia, é difícil cuidar ativamente do dinheiro.
Além do mais, ter o conhecimento necessário sobre investimentos e finanças requer tempo e dedicação.
Hoje, graças a todos os recursos e tecnologia do mercado financeiro, existe uma forma de ter acesso aos melhores gestores do mercado e deixar o seu dinheiro sendo multiplicado por quem sabe exatamente como fazer isso.
Trata-se de investir via fundos de investimentos multimercados.
Conversamos sobre o tema com Pedro Albuquerque, CEO do TC (TRAD3) e antigo gestor do restrito fundo Cosmos, que já alcançou 425% de rentabilidade.
Pedro é hoje um dos maiores investidores do país, atuando no mercado financeiro há quase 20 anos e já considerado pela Forbes um dos mais jovens brasileiros a terem um patrimônio bilionário self-made.
Ele nos contou 4 motivos pelos quais, na sua visão, os fundos multimercados são uma das melhores formas de investir. Confira!
1-PRATICIDADE
Com seu antigo fundo Cosmos, Pedro adquiriu uma vasta experiência em fundos multimercados. Segundo Albuquerque, investir nesse tipo de fundo é equivalente à lógica comparativa entre o piloto e o passageiro.
“Todos querem pilotar sua própria carteira. Mas, nem todo mundo tem o tempo disponível para fazer a boa gestão de todos os ativos, e ainda monitorar o mercado com novas oportunidades. Por isso, com um fundo, um piloto/gestor profissional vai gerenciar os ativos que você investe, maximizando os ganhos e minimizando os riscos para que você não precise se preocupar com as volatilidades.”
Com a praticidade de investir em um fundo, você pode delegar a uma equipe qualificada a compra e venda de ativos e não se preocupar com volatilidades e cenários imprevistos.
2-DEMOCRATIZAÇÃO
Uma possibilidade interessante também dada pelos fundos multimercados é a possibilidade de investir em ativos até então disponíveis apenas para os investidores certificados ou com patrimônio acima de 1 milhão de reais.
Os fundos multimercados dão acesso a oportunidades restritas até então a investidores qualificados e o melhor: sem precisar de valor mínimo de patrimônio ou certificações.
Além disso, com uma parcela pequena do seu patrimônio você já consegue aportar em ativos dessa natureza.
3-GESTÃO ESPECIALIZADA
Em um fundo de investimentos multimercado, o gestor vai saber equilibrar os riscos do mercado com boas possibilidades de retornos.
4-DIVERSIFICAÇÃO
“Investindo em um fundo multimercado, você tem acesso a uma carteira diversificada de ativos de uma vez só. Eu, por exemplo, tenho uma carteira balanceada com vários setores, como energia, varejo, setor financeiro, exportadores, papel e celulose, empresas de fora para se proteger contra a flutuação cambial e aumentar minha possibilidade de ganhos. Gosto de ter, no máximo, 10 empresas na minha carteira. Assim, aumento muito o potencial de retorno quando acerto os racionais e consigo acompanhar com afinco os balanços e notícias sobre as empresas que estou investindo. Acompanho mais ou menos 20 empresas da bolsa com detalhes“
Com um fundo multimercado, é possível mesclar diversas classes de ativos (renda variável, renda fixa etc.) em um único aporte e surfar as possíveis altas de todos os lados.