terça-feira, 22 de novembro de 2022

É TRABALHADOR? Saiba QUANTO você poderá receber de salário mínimo em 2023


 É TRABALHADOR? Saiba QUANTO você poderá receber de salário mínimo em 2023


O trabalhador brasileiro deveria receber salários mais altos para conseguir viver confortavelmente no mundo atual. Entenda.

O trabalhador no Brasil é influenciado diretamente pelos valores escolhidos para o salário mínimo do ano. Dessa maneira, quando o governo estabelece esse valor, muitos ficam ansiosos para descobrir a nova quantia.

Contudo, os valores estabelecidos anualmente não são suficientes para os brasileiros. Os órgãos estudaram, de acordo com diversas necessidades, a quantia ideal para cada trabalhador. Confira. Saiba qual o valor ideal do salário mínimo 

Trabalhador e o salário mínimo

Quando um novo salário mínimo é definido deve ser suficiente para dar conta dos gastos básicos do trabalhador e sua família. Essas quantias são relativas à moradia, educação, lazer, higiene, previdência social, alimentação saúde, vestuário e transporte. Logo, o ajuste deve variar conforme o poder de compra.

Atualmente, o Brasil tem como salário mínimo a quantia de R$ 1.212. Contudo, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) fez um estudo que mostra que essa quantia está longe do ideal.

Assim, o órgão descobriu que os brasileiro deveriam ganhar como valor mínimo a quantia de R$ 6.388 por mês. O Dieese ainda apurou que o salário mínimo é pago para 56 milhões de pessoas aproximadamente no Brasil. Deste total, mais de 24 milhões o recebem como benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Recentemente, Mariel Angeli Lopes, economista do Dieese, comentou que é claro que subir o valor do salário para essa quantia é impossível. Contudo, o piso precisa ser revisto atualmente e ser elevado para uma quantia superior aos valores da inflação.

A especialista diz que o Brasil passa por um momento de carestia elevada. Assim, os trabalhos são afetados de duas formas. Primeiro através dos cursos altos de todos os gastos, principalmente os alimentos.

Depois, o problema está nos valores do salário mínimo que não recebe alta. Lopes ainda comenta que a solução para esse problema pode ser feita a curto prazo, mas para isso seria necessário integrar novas políticas públicas.

O grande objetivo seria controlar os preços dos alimentos mais básicos. Ela explica que nos últimos tempos os governos não têm se importado com essa questão. Com isso, acaba sendo difícil observar uma diminuição dos valores, pois não há política nacional que direcione essa situação.

Aumento real

Para o ano de 2023, o esperado é que haja um aumento real. Isso porque o salário mínimo mais alto foi uma promessa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores.

No momento de sua candidatura, ele prometeu que subiria o piso ára 1,4% além dos valores da inflação a partir do próximo ano.

Com isso, se realmente for aprovada pelo Congresso, a ideia do aumento volta para o ganho real. Isso porque nos últimos anos, os valores elevaram apenas o suficiente para arcar com a inflação.

Esse reajuste está em processo de negociação com o grupo de transição do governo e os ministros responsáveis pela área de pagamento.

Há como objeto também realizar uma modificação no cálculo do salário mínimo. O objetivo é vincular a este processo a média do Produto Interno Bruto (PIB) dos anos anteriores, mais especificamente, dos últimos cinco anos.

FONTE :pronatec.pro.br

Ismael Colosi: conheça a verdade