Valor do IPVA para 2023 deixa brasileiros em choque; confira!
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores usa base de preços médios no mercado
Todo início de ano, um dos tributos que mais causam calafrios nos brasileiros é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). E em 2023, tudo indica que esse medo continuará a ser recorrente. Mas como esses valores são calculados e qual o real ganho para a população? Saiba mais em nosso artigo a seguir.
Cálculo de imposto em 2023 pode assustar brasileiros
Como relatado anteriormente, o IPVA é cobrado anualmente a todos os proprietários de veículos, como automóveis, motos e os caminhões e apesar de não haver alteração nas alíquotas do tributo, seu valor em 2023 deve assustar a população. Isto porque os dados de momento apontam para uma taxa ainda maior em 2023.
A saber, o motivo pode ser o cálculo do imposto feito sobre os preços médios dos veículos praticados no mercado, divulgados na Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que tradicionalmente serve como um parâmetro nas negociações ou avaliações.
Segundo ela, o aumento de preço nos últimos anos, a escassez de peças, associado aos demais custos para produtos novos acabou elevando também a média dos veículos usados. O resultado disso é um IPVA mais caro em 2023 que deve impactar muito no bolso dos motoristas donos de carros, motos e caminhões.
Posso consultar o valor do IPVA 2023?
Contudo, é possível verificar o quanto você pode vir a pagar de tributo, consultando a Tabela Fipe, atualizada mensalmente em veiculos.fipe.org.br. Apenas deve lembrar que imposto é calculado com base na alíquota de cada Estado e que basta multiplicar o valor venal do seu carro, moto ou caminhão pelo percentual apontado e depois dividir o resultado por 100.
Em alguns estados, por exemplo, a alíquota do IPVA é de 3% para carros, 2% para motos e de 1% para caminhões e ônibus. Caso o dono do veículo siga a regra mencionada acima, um automóvel de passeio no valor de R$ 50 mil teria que pagar a quantia de R$ 1,5 mil de imposto em 2023. Um tanto salgado, não?
Como parcelar o IPVA?
A princípio, não é possível afirmar sobre a certeza de parcelamento do IPVA. Isso acontece porque o tributo respeita as demandas estaduais o que faz cada unidade federativa do Brasil adotar suas próprias formas de pagamento. Assim sendo, mesmo que os valores assustem de início, pode ocorrer que alguns governos ofertem descontos e outras condições especiais.
Porém , apesar de ser um imposto estadual, sua arrecadação é bastante dividida. Somente do total pago pelo dono de veículo, 40% fica para o governo estadual, 40% para os municípios e mais 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Por fim, importante destacar que carros zero quilômetro, a alíquota é aplicada sobre o valor da nota fiscal de compra do veículo. Isso quando não há casos onde as próprias concessionárias isentam o consumidor do tributo como uma forma de presentear o cliente pela nova aquisição.
FONTE: pronatec.pro.br