Qual a melhor parafina para fazer velas?
Hoje eu vou te mostrar qual a melhor parafina para fazer velas de acordo com o seu objetivo e tipo de produto que pretende fabricar. Existem basicamente 2 opções para escolher e cada uma delas possui características próprias que funcionam para determinada coisa.
Além dessas que são consideradas as melhores, existem outras que podem ser usadas nesse tipo de empreendimento, mas que podem significar um pouco mais de trabalho durante o manuseio.
Vou falar sobre cada uma delas abaixo para que consiga, por conta própria, definir qual é a que vai trazer resultados positivos para o seu negócio.
Conheça os melhores tipos de parafina para fazer velas
Entre as melhores opções de material para fazer velas, estão essas duas parafinas que eu vou te apresentar abaixo:
Parafina Macro
Essa talvez seja a parafina ideal para fazer velas, pensando na questão da estrutura e resultado final. Ela tem um ponto de fusão baixo e se torna sólida em temperatura ambiente. É feita de produtos não tóxicos, o que é muito bom para o manuseio, já que não significa perigo para os trabalhadores. Tem ótima estabilidade química, boas propriedades de queima e costuma ser amarelada ou branca. Por ter óleo mineral na sua composição, ela tem facilidade de queima, o que ajuda muito no manuseio da produção.
Parafina Plus
Também conhecida como parafina micro, ela é muito utilizada na fabricação de velas por conta da qualidade! O manuseio desse material é mais fácil e ela ainda deixa a vela mais resistente e com uma aparência um tanto aveludada.
Ela dá um brilho bem interessante e ainda consegue tirar as imperfeições na etapa final da produção. Outra característica é que essa é a parafina para velas aromáticas. Como ela consegue deixar o produto mais bonito, a aplicação de corante e aroma é muito mais fácil.
Muitos empreendedores da área preferem usá-la somente no banho final da vela, mas também é possível fazer toda a produção.
Também dá para fazer vela com parafina comum
Os tipos de parafina que falei acima são os melhores para quem quer entrar nesse mercado, mas eu não posso deixar de te falar que a parafina comum que a gente encontra em praticamente qualquer lugar, também pode ser utilizada para isso.
Ela acaba sendo muito mais barata e produz velas com cor opaca. O ponto negativo sobre ela é a dificuldade no manuseio. Na hora de desenformar as velas, por exemplo, é muito comum que ela acabe ficando cheia de buracos, o que vai te fazer perder um tempo danado iniciando tudo de novo.
Se quiser, no entanto, eu acho que vale a pena comprar para fazer alguns testes e tirar a prova por si só.
Conheça a parafina ecológica
Ainda te apresentando opções, existe a parafina ecológica ou a cera de soja. É a melhor alternativa para quem quer trabalhar com um material que não agrida o meio ambiente, já que ela é feita com ceras vegetais hidrogenadas. Ela é boa para produção de velas e dá uma cor bege e um cheiro neutro ao produto. É indicada para fabricação de velas comuns.
Comece a fazer sua cotação
Agora que você entende melhor quais são as melhores parafinas para fazer vela, é preciso iniciar uma pesquisa de fornecedores e fazer cotação.
Esse é um tipo de material fácil de ser encontrado em armarinhos e lojas que vendem produtos para artesanato, mas uma boa opção é procurar por fabricantes. Quando você comprar direto do produtor, tem a chance de pagar mais barato e ter um produto de melhor qualidade.
Eu fiz um artigo aqui no blog dando uma lista com opções de onde comprar parafina para velas, dê uma olhadinha por lá e entre em contato com as empresas para conhecer os seus preços, saber sobre entrega e verificar a qualidade do produto que oferecem.
Afinal, qual a melhor parafina para fazer velas?
Você percebeu que as melhores parafinas para fazer velas são a Plus e a macro lentilhada?! Pois então! As duas são mais utilizadas por conta da qualidade e até da facilidade do manuseio, mas cada uma funciona melhor para um objetivo.
A parafina Plus, por exemplo, é a ideal para quem quer trabalhar com a fabricação de velas aromáticas, decorativas e coloridas. A macro, em compensação, já funciona muito bem para os outros tipos.
Para definir a que vai funcionar melhor para o seu negócio, você tem que definir o seu foco, entender quem é o seu público-alvo, o produto que quer fazer e quanto tem disponível para investimento.
Só depois dessa pesquisa e de colocar todos os cálculos no papel é que dá para tomar uma decisão inteligente. Lembre-se disso!
Fonte: Montar um Negócio