terça-feira, 1 de novembro de 2022

Cresce a cultura de voluntariado


No início do isolamento social decretado para conter os efeitos da pandemia daCovid-19, em março de 2020, algumas mudanças de comportamento rumo a hábitos mais generosos ganharam força no Brasil. Dois em particular: o voluntariado e as doações para filantropia. Neste ano, a terceira edição da Pesquisa Voluntariado no Brasil confirmou o que era tese.

O número de brasileiros que já praticaram ou praticam alguma atividade voluntária aumentou de 18% para 56% desde a sua primeira edição em 2001. Ainda assim, há muito espaço para evoluir.

No momento da realização da pesquisa, apenas 34% da amostra estava envolvida em uma atividade do tipo e deste grupo somente 12% o faziam com uma frequência constante. “Diferentemente de outros países, o Brasil não tinha uma cultura da doação e do voluntariado, mas esse cenário começou a mudar”, disse Silvia Maria Louzã Naccache, coordenadora do estudo, na sede da Ambev durante um evento, que entregou certificados para líderes de Ongs que passaram pelo programa Voa.

A iniciativa da empresa tem como objetivo promover a transformação social por meio da capacitação em gestão de quem está à frente das organizações ajudando-as, entre outras coisas, a atrair mais voluntários e recursos para suas iniciativas.











Ismael Colosi: conheça a verdade