Também podem pedir a revisão os cidadãos que já solicitaram saque nas contas do fundo, desde que tenham valores depositados.
Nesse caso, essa correção é feita por um índice diferente da inflação e muitos profissionais acabam ficando no prejuízo. Sabendo disso, é possível solicitar na Justiça Federal.
Você sabe o que é a revisão do FGTS?
Para realizá-la é necessário a análise de todos os extratos durante os anos trabalhados.
Podem solicitar a operação os trabalhadores que atuaram entre 1999 até os dias atuais de carteira assinada.
Para ter acesso a essa correção, o trabalhador deve entrar com um pedido de revisão do FGTS, de acordo com a startup LOIT, que oferece o serviço de maneira gratuita.
Vale ressaltar que o valor pode ser maior mediante salário recebido pelo profissional e o tempo dos recursos na conta.
O valor é normalmente depositado todos os meses, sendo correspondente a 8% do vencimento mensal.
Aliás, esse assunto está no Supremo Tribunal Federal (STF) há muito tempo. Portanto, como o presidente da Corte não foi substituído, a expectativa é de que o tema volte a andar mais rapidamente.
O valor pleiteado pela revisão envolve a perda da renda do FGTS em relação à inflação, o que é inconstitucional por implicar na perda do patrimônio dos cidadãos.
Saiba como solicitar
O cálculo de todos os extratos desde 1999 até atualmente é complexo, mas pode ser realizado 100% online pela plataforma LOIT FGTS. Os extratos podem ser obtidos no aplicativo do FGTS, disponível nos sistemas (Android e iOS).
Caso seja constatado que há valores a receber, o cidadão pode entrar com um pedido na Justiça Federal. Vale ressaltar que em alguns casos, o valor revisado do fundo pode atingir o teto, equivalente a 60 salários mínimos.
Fonte: JC Concursos