Velho aos 30? Um em cada quatro profissionais que já sofreram preconceito de idade são 'trintões'.
O preconceito etário não está mais restrito a quem tem 40 anos ou mais. Levantamento realizado pela Vagas.com, Colettivo e Talento Sênior mostra que, do total de profissionais que já sofreram algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho em função da idade, 24% têm entre 30 e 39 anos.
Já entre os trabalhadores na faixa dos 40 a 49 estão a maior parte dos que passaram pelo mesmo tipo de situação: 56%. Os que têm de 50 a 59 anos são 18% do total, e os com 60 ou mais, 2%.
Entre os comentários preconceituosos mais ouvidos a respeito dos profissionais acima de 30 anos, quase metade (48%) declarou ter escutado que eles têm dificuldade para lidar com tecnologia.
Outros 36% ouviram que os profissionais mais velhos não estão dispostos ou aptos a aprender novas habilidades ou abertos a novas ideias.
Outro comentário foi que eles não são tão produtivos (32%) ou não possuem o mesmo ânimo ou resistência que os trabalhadores mais jovens (31%).
E que os salários dos profissionais mais velhos são muito altos em comparação aos colegas mais jovens que fazem trabalho equivalente (31%).