quinta-feira, 23 de março de 2023

Golpe do trabalho no Mercado Livre!






Trabalhe meio período no Mercado Livre: mensagem é golpe, mas empresa tem vagas

Falsa oportunidade de emprego é isca para tirar dinheiro de vítimas e começa pelo WhatsApp


Olá, sou o gerente geral do projeto Mercado Livre e atualmente estou contratando uma equipe de meio período trabalhando em casa”: assim começa uma mensagem de WhatsApp oferecendo ganhos diários de centenas ou milhares de reais para trabalhar no maior e-commerce da América Latina. O problema dessa oportunidade de ouro é que ela é falsa e quem clica no link que a acompanha pode, em vez de ganhar, perder dinheiro.


Geralmente, esse golpe não é utilizado como porta de entrada para hackers invadirem o smartphone ou contas de banco, por exemplo, e, sim, como isca para tirar dinheiro das vítimas. A mensagem vem acompanhada por um link, que direciona a uma conversa com um suposto recrutador do Mercado Livre. Nesse caso, é comum que ele peça uma pequena quantia para pagar alguma taxa de inscrição, algo em torno de R$ 20, que será devolvido posteriormente.


Esse valor pode ser, de fato, devolvido, como forma de ganhar a confiança da vítima. Após se cadastrar em uma plataforma, a pessoa começa a receber tarefas diárias, como classificar compras, que não fez realmente, em lojas online. Essa é uma forma de impulsionar essas lojas no Google, por exemplo, já que, quando mais avaliações ela teoricamente tem, maiores suas chances de aparecer no topo das buscas. Mais dinheiro pode ser solicitado para que a vítima ganhe supostamente ainda mais, enquanto mais e mais pessoas são recrutadas no esquema, até que a plataforma é fechada e todos perdem a quantia que investiram.






O Mercado Livre de fato tem vagas anunciadas, inclusive em cidades mineiras, como Contagem, Poços de Caldas e Varginha. Mas elas são anunciadas somente nos canais oficiais da empresa, nos seguintes links: LinkedIn, página de carreiras e site de vagas.



Ismael Colosi: conheça a verdade