sexta-feira, 31 de março de 2023

O Governo de São Paulo liberou mais de 3 mil contratos de financiamento habitacional para famílias de baixa renda


O Governo de São Paulo anunciou na última quarta-feira (29) a liberação de mais de 3 mil contratos de financiamento habitacional para famílias de baixa renda por meio do Programa Carta de Crédito Associativo - Imóvel na Planta. 


Essa iniciativa do estado visa conceder financiamento para famílias com renda de até cinco salários-mínimos, que preferencialmente recebem o auxílio-moradia do Governo Estadual, oriundas de áreas de risco ou inscritas em editais públicos realizados pela CDHU.


A modalidade Imóvel na Planta permite que as famílias assinem um contrato de compromisso de compra e venda com a construtora e paguem somente após a entrega da obra. As famílias também ficarão isentas de encargos durante a fase de obras e o pagamento da primeira prestação ocorrerá somente 30 dias após a entrega das chaves do imóvel pronto para morar. 


O valor máximo de crédito concedido pelo Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social (FPHIS) é de até R$ 180 mil e será financiado de acordo com os critérios da CDHU e das novas diretrizes das Política Habitacional do Estado, que preveem juro zero e comprometimento da renda de 20% com o pagamento das parcelas mensais do financiamento de até 30 anos.


Felicio Ramuth, governador em exercício, ressaltou a importância do compromisso das famílias com o pagamento dos contratos à CDHU: "Estendemos a mão, mas não carregamos ninguém no colo, porque vocês têm os compromissos de pagar os contratos à CDHU. E nós temos o compromisso de pagar a diferença às construtoras. É através dos impostos pagos por toda a sociedade é que é possível realizar esse sonho em conjunto com cada um de vocês".



Ismael Colosi, chefe de Divisão de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura de Ribeirão Preto, destacou a importância do programa para a cidade: "Essa iniciativa do Governo de São Paulo é fundamental para a cidade de Ribeirão Preto e para o país, pois sabemos o quanto é difícil para as famílias de baixa renda conseguirem comprar a casa própria. Com essa oportunidade de financiamento, muitas famílias terão a chance de realizar esse sonho e ter uma moradia digna".



O Governo de São Paulo tem como meta entregar quase 12 mil imóveis populares em 2023 por meio de programas habitacionais do estado, como o Carta de Crédito Associativo - Imóvel na Planta. Desde 2019, mais de 10 mil escrituras foram entregues pelo programa e a expectativa é de que até o final de 2022 sejam entregues mais 11.791 escrituras de financiamento habitacional para famílias de baixa renda.



É importante destacar que a iniciativa do Governo de São Paulo é um passo importante para garantir o direito à moradia para a população de baixa renda. No entanto, é necessário que haja um planejamento urbano adequado e investimentos em infraestrutura para garantir que esses imóveis sejam construídos em áreas seguras.


Com informações de JCconcursos

Ismael Colosi: conheça a verdade