domingo, 6 de novembro de 2022

5 lições de investimentos que aprendi em Stranger Things


Não desista 

A primeira lição é não desistir e ela começa antes mesmo de você ver a série. Os criadores de Stranger Things, os irmãos Duffer, ouviram mais de 20 "nãos" de produtoras e TVs antes de fecharem a produção da série com a Netflix. Muita resiliência!

Nos investimentos também é preciso persistir. Quantas vezes você não se deparou com um prejuízo no investimento, mas seguia acreditando que era uma boa aplicação, só estava em um mau momento? Quantas vezes teve um imprevisto e as contas apertaram?


Tenha aliados

Um dos pontos cativantes da série é a união das crianças. Eles são amigos desde pequenos, fazem tudo juntos e se complementam para enfrentar o monstro Demogorgon.

Tem o pessoal mais nerd, a Eleven, que tem poder, e tem uma galera mais corajosa. Formam um verdadeiro grupo.

Nas finanças, você não tem que estar sozinho para investir. Entre os aliados, há amigos que também falam sobre investimentos e com quem você se sente confortável de conversar sobre isso, há canais no YouTube como o Econoweek, há casas de análise como a Suno e alguns sites de notícias.


Tenha um plano

De nada adianta ter aliados sem um bom plano, ou seja, traçar o objetivo. Na série, o objetivo é claro: fechar o portal para o mundo invertido e derrotar o monstro. O grupo estuda o que vai fazer, coloca no papel e define onde cada um vai estar. Pensam em tudo!

Nos investimentos, você tem de refletir qual o seu objetivo, quando vai precisar do dinheiro, qual risco aceita correr, onde vai aplicar, quanto vai investir por mês, entre outras coisas.


Calcule o risco

A galera de Stranger Things não sai lutando contra o Demogorgon do nada. Só depois de traçar um plano e o risco de dar errado eles saem para a ação. 

Nos investimentos, você também precisa entender qual risco aceita correr. Existem desde aplicações ultrasseguras até aquelas que possibilitam maiores ganhos, mas que também têm maior risco de perdas.


Mude o plano se precisar 

A quinta lição é que, mesmo estudando bastante, às vezes o plano vai sair do controle e você precisa se adaptar. Na série, já aconteceram algumas mortes. Na última temporada, foi a vez do policial Hopper. 

Nos investimentos, você precisa ter um plano, mas também ser flexível em alguns momentos. Há até uma expressão entre especialistas: "casar com o investimento". Há quem aplique em algo e, mesmo quando o negócio não vai bem, continua investimento na esperança de um dia dar certo.





Fonte.










Ismael Colosi: conheça a verdade