sexta-feira, 1 de abril de 2022

Como montar um Delivery de Ração.

 



Como montar um Delivery de Ração

Para montar um delivery de ração você vai precisar de pelo menos R$30 mil e um espaço de 70 m². Também será preciso fechar parceria com fornecedores de confiança, ter uma boa estratégia de entrega e focar na divulgação. 

Durante o texto eu vou te explicar esses pontos e te ajudar a tirar a sua ideia da imaginação e transformar em realidade, por isso aproveite!

Defina qual será o seu público alvo


Como montar um delivery de ração

Essa é uma das mais importantes decisões para o seu negócio. Você quer atender a pessoas que compram ração para animais domésticos como cachorros, gatos, passarinhos e roedores? Ou talvez você queira trabalhar com produtos para animais maiores, como cavalos? 

Isso vai te ajudar a encontrar os fornecedores certos, a montar a melhor estrutura e até a criar o sistema de armazenamento e entrega mais adequado para o que for vender. 

Então, caso ainda não tenha pensado sobre isso, esse é o momento. Pare, analise o seu mercado, encare quais são as melhores possibilidades e tome sua decisão. 

Procure bons fornecedores

Os fornecedores de ração vão ditar toda a base do seu negócio, por isso é preciso ter o máximo de cuidado na hora de escolher e fechar negócio. Sabendo quem é o seu público alvo, o seu segundo passo é procurar as rações mais consumidas por eles. 

A partir daí faça uma lista, entre em contato com todas elas e veja quais são as maneiras de parceria. Em alguns casos é possível comprar direto da fábrica, enquanto que em outros o melhor é fechar com um distribuidor autorizado. 

Veja quais são as possibilidades para o que precisa, faça as contas e procure situações que te permitam ter o melhor custo benefício. 

Só para te dar uma noção, eu trouxe abaixo o nome de algumas das marcas de ração mais conhecidas aqui no Brasil: 

Purina;

Premier;

Royal Canin;

Adixax;

Mars;

Total Alimentos.


Legalize o negócio

Mesmo um delivery de ração precisa ser legalizado e você não pode pular essa etapa se realmente quer ter sucesso e bons resultados com o seu negócio. 

O ideal aqui é que busque uma contabilidade para te assessorar. Entendendo do seu projeto, especialistas vão te recomendar o melhor caminho de abertura de empresa e facilitar todo esse processo. 

Escolha o local para o seu depósito e escritório

Como seu cliente não vai até você e tudo será feito por contato na internet e entrega, não é preciso se preocupar em estar em regiões de maior fluxo ou mais centrais da sua cidade. O bom é que seja de fácil acesso para você e seus colaboradores. 

Outra coisa que você precisa analisar é o espaço. Não precisa ser grande, mas não pode ser pequeno demais. Acho que algo em torno de 70 m² já seja suficiente para começar.

Além de ter uma área para a administração e venda, é preciso de uma área para criar o seu estoque e ela precisa ser compatível com a quantidade de produtos que quer trabalhar. 

O local também precisa ser seguro, ter acesso a coisas básicas como água, energia e internet. Também valorize lugares com facilidade de estacionamento e, principalmente, que caibam no seu orçamento. 

Monte uma boa estrutura


loja de ração online

A estrutura física para montar um delivery de ração não é complicada e nem cara. Você vai precisar de coisas simples, organização e cuidado com a limpeza para que o negócio funcione sem problemas. 

O espaço não precisa ser grande, mas tem que ter uma área para o trabalho administrativo e comercial, a área do depósito, espaço para carga e descarga, sanitários e, se possível, uma pequena copa para os funcionários se alimentarem. 

O que é importante é que tudo seja bem iluminado, bem arejado e que tudo esteja sempre muito bem limpo. Essas questões influenciam diretamente na preservação dos produtos. 

Existem até alguns equipamentos para loja de ração que você pode usar aqui para ajudar no armazenamento, como as estantes, gôndolas e prateleiras. 

Também será preciso ter material de escritório, como mesas, cadeiras, computadores, impressoras; além de filtro de água, frigobar, micro-ondas e armários. 

Tenha um bom time

Não é preciso ter muita gente na sua equipe, mas é importante que essas pessoas tenham consciência do que estão fazendo e que estejam dispostas a dar o melhor em cada tarefa desenvolvida. 

Para cuidar do depósito é preciso ter pelo menos duas pessoas. Também é importante ter pelo menos uma pessoa que te ajude com a questão administrativa e comercial. Uma sugestão que vale a pena ouvir é a de ter um profissional exclusivo para a parte de divulgação da sua marca. 

Monte a estratégia da entrega

Não tem como montar um delivery de ração sem pensar em como os produtos serão entregues até a casa do cliente, não é? Esse é o básico. Só que para pensar nisso é preciso saber algumas coisas: 

Seu delivery vai ser só no seu bairro, cidade ou vai atender o Brasil todo?

Pretende atender até quem precisa de 1 kg de ração ou quer vender somente grandes quantidades?

Quer trabalhar com consumidor final ou com revendedores?

Eu acho que se a entrega for mais local, vale a pena você mesmo criar sua frota ou fazer parceria com entregadores autônomos da região. Talvez seja possível, inclusive, fazer isso por meio de aplicativos como o Rappi, Uber Eats e iFood. 

Agora, se a ideia for atender o Brasil todo e ter um fluxo grande de saída, talvez o melhor seja ter uma transportadora como parceira. Assim você vai ter uma tranquilidade maior e apesar do custo, vai ser muito mais vantajoso no final das contas. 

Crie um site/aplicativo funcional e fácil

Se o foco é só o delivery, é preciso ter uma loja de ração online! Para isso acontecer será necessário contratar a construção de um site e/ou aplicativo. Existem tanto profissionais autônomos, como agências que podem te ajudar nesse sentido. Faça uma pesquisa e feche com que te passar mais segurança.

Mesmo que você não entenda nada sobre a produção dessas coisas, é importante que lembre que o objetivo é facilitar a vida do seu cliente. Por isso, as informações precisam ser claras e o ambiente virtual fácil de navegar.

Outra coisa que se deve exigir é que o site/app seja leve e funcione rapidamente. Nem precisa que ele seja lindo e cheia de imagens, o importante é funcionar com praticidade. 

Invista na divulgação

como abrir uma loja de ração virtual

Não adianta ter a melhor estrutura, trabalhar com as melhores marcas e ter o melhor site do mundo se ninguém te conhecer. É por isso que a divulgação é tão importante! Ela vai fazer com que conheçam sua marca, que criem curiosidade sobre o seu negócio e te procurem. 

Então, de todo o seu negócio, um segmento que precisa ser visto e cuidado com muita atenção é esse! Tenha uma equipe ou profissional só para trabalhar com isso e esteja disposto a estudar e se dedicar nesse sentido. 

A partir do momento que a gente entende o quanto uma boa divulgação pode ajudar o negócio, a gente se esforça para aproveitar as ferramentas disponíveis, como as redes sociais. 

Pare um pouco, estude e crie uma estratégia que demonstre a força do seu negócio para as outras pessoas e crie uma audiência fiel. 

Se prepare financeiramente

Cada projeto é muito particular e eu não tenho como te dar um número exato que vai precisar, mas posso te dizer que o investimento para abrir um delivery de ração é de aproximadamente R$30 mil. 

O ideal é que você crie um planejamento com antecedência e bem explicado sobre tudo que precisa para tirar o projeto do papel. Ele vai te fazer enxergar um número muito mais real. 

Lembre-se que além do dinheiro para legalização, local, estrutura e aquisição dos produtos, será preciso ter capital de giro e investimento para divulgação. 

Monte seu negócio!

Agora que você já sabe como montar um delivery de ração, não perca mais tempo! Coloque suas ideias no papel e se organize o quanto antes. Esse é um projeto que tem tudo para dar certo e eu acredito no seu potencial. 

Fonte:

Ismael Colosi: conheça a verdade