sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Como ganhar dinheiro na internet: respostas sinceras para quem quer começar


Com o desemprego atingindo 14,4 milhões de brasileiros no 2º trimestre de 2021, muita gente quer saber como ganhar dinheiro na internet.


Por isso, antes de se aventurar em alguma dessas opções, é necessário ponderar alguns fatores para saber se esse é, de fato, um caminho rentável – ou se é melhor pensar em algum outro plano.

Abaixo, confira respostas honestas para quem quer entender como ganhar dinheiro na internet.

Como ganhar dinheiro na internet: existem mesmo formas de fazer isso?

Ganhar dinheiro na internet é, sim, possível. Se você fizer uma rápida pesquisa, por exemplo, vai encontrar exemplos de pessoas que aumentaram a renda fazendo algum trabalho do tipo. Mas isso não significa que, se alguns conseguiram, todo mundo consegue. 

Primeiro, é importante lembrar que, em 2019, quase 40 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E a renda média por pessoa nas casas sem acesso à internet era menos da metade das que tinham acesso. 

Além disso, das pessoas conectadas, 98,6% acessavam a rede por meio do celular – e apenas 46,2% o faziam pelo computador, uma das principais ferramentas para quem trabalha na internet.

Quais são as possibilidades para quem quer ganhar dinheiro na internet?

Existem diversas listas com dezenas de opções para quem quer ganhar dinheiro na internet, mas algumas possibilidades se repetem em muitas delas. Veja abaixo:

1. Criar um canal no Youtube

Uma das possibilidades para ganhar dinheiro na internet é criar um canal no YouTube. A promessa é que basta abrir um canal e começar a postar vídeos por lá para fazer uma renda com as propagandas exibidas.

Mas a realidade não é tão simples assim. Além de ser bastante trabalhoso fazer vídeos com boa qualidade, a remuneração do YouTube não é tão alta – e, para ganhar um bom dinheiro, é necessário ter milhares de visualizações.

Certa vez, uma youtuber divulgou que um vídeo com 100 mil visualizações pode render entre US$ 500 e US$ 1.000, mas chegar nesse grau de popularidade é muito difícil.

Antes de começar, é importante ter em mente que esse é um investimento de longo prazo. Afinal, a não ser que você faça um vídeo logo no início que viralize e gere milhões de visualizações, pode demorar um bom tempo até o canal ganhar tração e gerar dinheiro.

2. Fazer tradução de textos

Outra opção para ganhar dinheiro na internet é fazer tradução de textos. O raciocínio é simples: quem fala outro idioma pode traduzir conteúdos e fazer uma renda com isso.

3. Testar aplicativos e sites

Existem plataformas que pagam para que pessoas testem sites e apps. Geralmente, essas plataformas trabalham com empresas, que selecionam perfis de consumidores que se encaixam com seu público e exigem um número mínimo de horas de uso.

4. Ter uma loja virtual

Com o boom do comércio virtual durante a pandemia, ter uma loja online virou promessa de ganhar dinheiro fácil na internet. Basta criar uma loja usando uma plataforma com modelos prontos e esperar a grana entrar. 

Só que a realidade é bem mais complexa e trabalhosa. Apesar das plataformas digitais (ou marketplaces) serem soluções práticas e cada vez mais populares para quem quer começar um negócio, é necessário ter um bom planejamento para não acabar no prejuízo. 

Afinal, você precisa decidir o que e por quanto vai vender, como e onde vai armazenar esses produtos, como será a logística de entrega, qual será o investimento inicial, entre outras questões essenciais.

“E como saber se é para mim?”

Ter uma loja virtual pode ser tão trabalhoso quanto ter uma loja física. Se você for empreender sozinho, por exemplo, vai ter de cuidar de todas as áreas do negócio: compras, financeiro, atendimento ao cliente, marketing, entrega… 

5. Dar aulas online

Uma dica comum para quem quer ganhar dinheiro na internet é ensinar suas habilidades online: criar um curso em uma plataforma digital, divulgar e esperar que os alunos venham.

6. Participar de um programa de afiliados

Em um programa de afiliados, a pessoa divulga produtos ou serviços e ganha uma comissão sobre o valor que as pessoas gastarem por meio do link enviado. O primeiro passo é se cadastrar em plataformas de programas de afiliados. Lá, você terá acesso a listas de produtos e serviços que as empresas querem divulgar.

Cada um deles terá um link especialmente gerado para você – e é esse link, que contém uma identificação, que deve ser divulgado nas suas redes sociais, no seu blog, enviado para amigos etc. Cada compra efetuada através do seu link exclusivo gera uma comissão. 

E funciona para quase todo mundo. O tempo e dedicação não precisam ser muito elevados e nem é preciso investir uma quantia inicial. Mas é importante considerar que não dá para esperar grandes montantes se você não tiver muitos seguidores/acessos. Afinal, quanto mais pessoas comprarem através do seu link, mais dinheiro você ganha.

7. Trabalhar como redator freelancer

Uma possibilidade para ganhar dinheiro na internet é escrever textos para empresas. Afinal, muitas companhias precisam de conteúdos, sejam eles para seus sites, materiais internos ou mídias sociais.

Isso significa que essa opção pode funcionar para quem realmente gosta de escrever e consegue fazer textos de qualidade e com agilidade. Caso contrário, é melhor buscar outra opção.

8. Vender roupas e objetos usados na internet

A última dica para ganhar dinheiro na internet é colocar roupas, mobília e objetos usados à venda online. Afinal, as chances são grandes de você ou sua família terem algum objeto em casa que possa ser vendido e existem plataformas que facilitam esse comércio online.

Mas tenha em mente que muitas dessas plataformas digitais ficam com uma porcentagem das vendas. Em algumas, por exemplo, o vendedor tem que pagar uma comissão que pode chegar a 25% do valor do produto, mais taxas fixas por item vendido.

Mesmo quando o serviço é gratuito, é preciso arranjar um jeito de se destacar na multidão. São milhões de anunciantes em cada canal, todos competindo pela atenção dos clientes e pelo melhor custo-benefício por produto. Muitas vezes, para conseguir fazer uma venda, será necessário pagar por um anúncio.



Fonte.





Ismael Colosi: conheça a verdade