A cada dia, mais brasileiros têm descoberto que guardar o dinheiro embaixo do colchão, como os avós faziam, não é a melhor ideia. Pesquisas sobre como investir ganham mais espaço nos mecanismos de busca.
A verdade é que investir não é tão difícil quanto parece e não é só para as pessoas mais ricas. Atualmente, existem tipos de investimentos em que é possível aplicar a partir de R$ 30.
Como começar a investir?
O primeiro passo para decidir como investir é saber quanto você pode disponibilizar para isso hoje. Confirma mais dicas a seguir.
1. Entenda seus gastos
Saber para onde vai o seu dinheiro é a principal forma de aprender a controlá-lo. Para isso, separe seus extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, e veja para onde está indo o seu dinheiro.
2 . Separe o seu dinheiro utilizando a regra 70/30
Esse formato de divisão do dinheiro é muito utilizado por investidores iniciantes. O modelo consiste em utilizar 70% dos seus ganhos para viver hoje e guardar os 30% restantes.
3. Saiba por que você quer investir
Decidir simplesmente guardar o dinheiro só por guardar é uma das maiores armadilhas para quem gostaria de começar a investir. A verdade é que no final do mês esse dinheiro some e você não sabe para onde ele foi nem por que deixou de investi-lo.
4. Decida onde investir
Existem diversos tipos de investimento para cada objetivo. Alguns permitem que você retire o dinheiro a qualquer momento sem perder nenhuma quantidade, outros exigem que os valores fiquem retidos por um período pré-definido. Confira dois exemplos de objetivos e onde é melhor investir para conquistá-los.