Os Valores a Receber é um sistema do Banco Central para resgatar dinheiro esquecido em instituições financeiras
No início do ano, o Banco Central (BC ou Bacen) liberou bilhões de reais em dinheiro esquecido nas instituições financeiras. Inclusive, houve casos em que a pessoas “esqueceu” mais de um R$ 1 milhão em um consórcio imobiliário.
Entretanto, o BC ainda não liberou um novo lote dos Valores a Receber, embora o cidadão ainda possa consultar a sua situação. Para quem não sabe, os Valores Receber são de contas-correntes ou poupanças que foram encerradas mas que ainda havia saldo disponível, cobranças indevidas de tarifas, parcelas ou demais operações, entre outras.
Como consultar o dinheiro esquecido
Ainda é possível consultar se há dinheiro esquecido no sistema do Banco Central. Para isso, basta ter uma conta Gov.br, nível prata ou ouro e acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br. No sistema, consulte o valor a receber, caso tenha alguma coisa, a instituição financeira é obrigada a devolver o valor.
O que é o SVR?
O Sistema de Valores a Receber (SVR) mostra se você tem algum dinheiro a receber em bancos e em outras instituições. Na primeira fase do SVR, foi possível consultar valores de: conta corrente ou poupança encerradas com saldo disponível; tarifas cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o BC; parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o BC; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.
FONTE: JC CONCURSOS